Ibiaçá vai sediar uma das primeiras etapas de formação de novos padres a partir de 2025
RELIGIÃO
100

Ibiaçá vai sediar uma das primeiras etapas de formação de novos padres a partir de 2025

Seminaristas de Vacaria farão Propedêutico no Santuário

Por Belchyor Teston
11/12/2024 14:53
Compartilhar
        


Uma das primeiras fases na formação de novos padres, a etapa do Propedêutico passará a ser realizada em Ibiaçá a partir de 2025 para candidatos ao sacerdócio pela Diocese de Vacaria. Até então desenvolvida na Catedral de Vacaria, a mudança de local foi anunciada ainda no final de semana passado, junto ao comunicado de nomeações e transferências dos padres diocesanos

Responsável por auxiliar os jovens na decisão por seguir a vida religiosa, o propedêutico costuma ter duração de um ano e ocorre antes da formação nos cursos de Filosofia e Teologia – graduações que integram a formação dos sacerdotes.

“Propedêutico é uma palavra que, na origem, significa período introdutório, período de início de aprendizagem, de início de processo formativo. Por isso que é dado esse nome para a etapa inicial da formação dos futuros padres” explicou o bispo diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra.

Até então, a etapa que precede o ingresso no ensino superior – e que ocorre no Seminário de Passo Fundo – era realizada na sede da Diocese, em Vacaria. Um dos objetivos da mudança, conforme destacou Dom Sílvio, é a relevância diocesana do Santuário de Ibiaçá.

“Escolhemos Ibiaçá porque tanto a Catedral, onde hoje acontece o Propedêutico, como Ibiaçá, são referências diocesanas, são dois locais, duas paróquias que têm muitas atividades que ajudam a compreender a dinâmica de toda a nossa Diocese. Entendemos que os seminaristas têm a chance de compreender um pouco a grandeza da nossa Diocese, a beleza dos seus encontros, das suas reuniões, das suas atividades e dos seus momentos litúrgicos mais significativos. É o início de uma caminhada e queremos começar bem, sob os cuidados e a intercessão de Nossa Senhora Consoladora, a mãe. Será uma experiência muito bonita para os meninos que ingressam no seminário, começar na casa de Nossa Senhora”, explicou.

Designado para ser o reitor do Santuário a partir do ano que vem, o padre Felipe Carra será o responsável por coordenar essa etapa na formação dos seminaristas. Conforme o bispo, há a expectativa de que três jovens ingressem no Propedêutico da Diocese de Vacaria em 2025.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas