Evento reuniu cerca de 2 mil jovens, conforme organização
Ibiaçá sediou, nesse domingo (27), a primeira edição da Romaria da Juventude da Diocese de Vacaria. O evento, que aconteceu simultaneamente à 5ª missa da novena em preparação à Romaria de Nossa Senhora Consoladora, reuniu grupos de jovens das 27 paróquias da diocese.
O cronograma teve início às 8h30min, com a recepção dos grupos no campo da comunidade do Paiol da Várzea, que fica localizado à margem da ERS-467. Após o café da manhã, os jovens seguiram em caminhada até o Santuário, em um percurso de aproximadamente 3km. À frente dos peregrinos, uma viatura da Brigada Militar e um caminhão de som conduziam a caravana.
Nas redes sociais da Diocese, o bispo Dom Silvio Guterres Dutra publicou um vídeo de avaliação da Romaria. O religioso destacou que o evento é parte de um processo de criação da Escola da Juventude de Vacaria. “Foi extremamente exitosa, em todo sentido, desde o início da sua preparação. Nós já tínhamos sentido o quanto ela podia ser grande pela mobilização dos jovens, dos grupos de jovens, pela divulgação que eles mesmo fizeram no evento, que era deles. E nós tivemos essa confirmação. Nós vimos a vibração e o número de jovens que superou todas as nossas expectativas. É um coração agradecido que fala agora, como bispo diocesano, a esse ‘sim’ incondicional que a Juventude deu à nossa romaria, dizendo para nós que estamos no caminho certo, que não podemos parar. Devemos continuar. E a romaria é só uma parte de um processo que nós pretendemos continuar e manter vivo, aceso e crescendo na nossa Diocese”.
Ainda durante a Romaria, o referencial para a juventude na Diocese, Pe Marlon Aguiar, anunciou a realização da primeira missão jovem, que vai acontecer em São José do Ouro, no dia 26 de outubro de 2025. “Estamos com o coração muito alegre pela conclusão da nossa primeira Romaria da Juventude. Esse momento tão marcante, tão bonito, na caminhada, na história da nossa diocese. Nossa avaliação é animadora, de muita esperança. Nós estamos no caminho certo. Apostar na Juventude é um dos caminhos para uma melhor evangelização da Diocese, para uma melhor aproximação da Diocese. Do início ao fim, sempre conduzida por Deus, pelo Espírito Santo, a Romaria foi um sucesso. E é o início. Esperamos que perdure por muito tempo, por muitos anos, para que a gente possa cada vez mais encantar os nossos jovens e se encantar com eles, com a participação de toda essa nossa juventude. Um dos princípios meus, como referencial, é fazer com que os jovens sejam os protagonistas. A gente vai dando ideias, vai apontando caminhos, vai dando horizontes, mas eles são os construtores, eles elaboram, eles que fizeram a Romaria acontecer”, avaliou o sacerdote.
O tema escolhido para a primeira edição do evento foi “Com os Jovens e Maria: Peregrinos da Esperança”.
Jornalismo Rádio Tapejara
61.586.559 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.