Aconteceu, no Recanto Medianeira, na cidade de Veranópolis, de 26 a 30 de agosto, o retiro dos padres da Arquidiocese de Passo Fundo, juntamente com o arcebispo dom Rodolfo. O pregador foi o padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, que ajudou a refletir sobre o tema “Presbíteros, testemunhas da esperança”.
“O presbítero quanto mais humano for, mais padre autenticamente o será”, ressaltou o pregador. “Viver a humanidade é uma condição indispensável para o padre. Vivendo a sua humanidade de modo integrado e saudável, o presbítero testemunhará essa graça aos paroquianos. O padre diocesano é convidado a, cada vez mais, se tornar próximo, de modo que seus paroquianos possam ver e sentir o próprio Deus que está junto do seu povo”, complementou o padre Humberto.
Nos diversos momentos de reflexão, o pregador aprofundou diversos aspectos da vida do padre diocesano, destacando o modo de ser e de viver diocesanamente. Cada padre tem a missão de se conformar, ainda mais, ao Cristo Bom Pastor, único e sumo sacerdote, e ser sinal e portador do amor misericordioso e samaritano de Deus na comunidade paroquial, ressaltou.
.
Fonte:
R. Planalto