O Santuário de Ibiaçá celebrou, nesse domingo (25), mais uma missa da novena em preparação à Romaria de Nossa Senhora Consoladora. A celebração foi o terceiro encontro mensal da caminhada em preparação à 73ª edição do evento religioso, que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro do ano que vem.
A missa foi presidida pelo reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin. Na homilia, o sacerdote lembrou os leigos e catequistas – figuras lembradas pela liturgia da Igreja no final de semana.
“Como é bom a gente sentir essa presença de Nossa Senhora em nossa vida. Como é bom sentir esse abraço, esse carinho de uma mãe dada a nós por seu filho Jesus Cristo. Como é bom estarmos aqui, reunidos, preparando a 73ª Romaria. Ela é consoladora, é mãe de todos nós. E isto nos basta. Se a gente abrir nosso coração, ela enche de alegria, de força. Não precisamos buscar outras coisas, isso basta para nós. É essa coragem que nós devemos ter no nosso dia a dia. Ela é mãe, olha o que ela passou, olha o que ela enfrentou. E ela está aqui disposta a nos acolher com os nossos erros, com o nosso acertos, para nos conduzir até seu filho Jesus Cristo. Que as famílias possam ter, sentir esse amor que Jesus sentiu por cada um de nós”.
Tradicionalmente, a Romaria de Ibiaçá passa por uma preparação composta por nove celebrações mensais, que culminam com a procissão luminosa, na missa de sábado à noite – um dos principais momentos do evento religioso. O momento marca, também, o encerramento da novena diária, que acontece nos nove dias imediatamente anteriores.
As celebrações da novena mensal acontecem sempre no último domingo de cada mês, às 14h30min, no Santuário. A 73ª edição da Romaria de Ibiaçá acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025.
Jornalismo Rádio Tapejara