Celebração marca início da novena à Romaria de Ibiaçá
RELIGIÃO
418

Celebração marca início da novena à Romaria de Ibiaçá

Missa foi realizada nesse domingo, no Santuário

Por Belchyor Teston
01/07/2024 13:48
Compartilhar
        


Pouco mais de quatro meses após o encerramento da 72ª Romaria, o Santuário de Ibiaçá iniciou, nesse domingo (30), a preparação oficial para a edição de 2025. A primeira missa da novena mensal, realizada ontem no Santuário, marcou o início da caminhada até o evento religioso, que acontece no último final de semana de fevereiro.

A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin. Na homilia, o sacerdote falou sobre o início da preparação para mais uma edição do evento religioso. “Retomamos uma caminhada de fé. E, quando você entra nesse caminho, você não volta para trás, você se torna uma pessoa diferente. Aprendemos com Maria que, há 73 anos disse ‘vou parar naquela cidadezinha’. Devia ser Nova Fiume [antigo nome de Ibiaçá] na época. É lugar de passagem das pessoas que vêm dessa região e vão, muitas vezes, a passo fundo, a Tapejara, em busca de saúde. Ela disse ‘vou parar nesse lugarzinho e ali eu quero ser a consoladora daqueles que sofrem, Consoladora dos Aflitos’”.

Divulgado no começo de junho, o tema da próxima Romaria é “Com a Mãe Consoladora, peregrinos da esperança” – uma menção ao ano jubilar que será instituído pelo Papa Francisco, conforme explicou o sacerdote. Ainda durante a reflexão, Pe Édio mencionou o exemplo de Maria e a defesa pela vida. “Quando ela disse sim ao anjo, começou o peregrinar de Nossa Senhora. E ela não silenciou mais. Eu acho que ela nem dormiu mais direito, como as mães que têm suas crianças. Ela começou peregrinar, sempre defendendo a vida. Porque a mãe nunca abandona os seus filhos. O Papa Francisco, no ano que vem, vai lançar o Ano Santo. Peregrinos da esperança. E ele diz: ‘não deixem que matem a nossa esperança, porque na medida que matam a nossa esperança, nós se acomodamos, nós paramos, aceitamos tudo do jeito que é, conforme nos impõem’”.

As tradicionais missas, que antecedem em oito encontros à celebração principal do evento religioso, acontecem no último fim de semana de cada mês, às 14h30min do domingo.

A 73ª Romaria acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro do ano que vem.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas