Famurs celebra Projeto de Lei que garante reforço do IGP no interior do RS
FAMURS
394

Famurs celebra Projeto de Lei que garante reforço do IGP no interior do RS

Por Alessandra Staffortti
29/03/2025 08:00
Compartilhar
        


A Famurs celebra mais um importante avanço para os municípios gaúchos. Foi protocolado nesta quinta-feira (28/3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Projeto de Lei 96/2025, que prevê o reforço emergencial de efetivo no Instituto-Geral de Perícias (IGP). O texto garante a contratação de médicos legistas e auxiliares de perícia para atuarem em 10 municípios do Estado, ampliando o atendimento à população.

A medida é fruto de uma articulação da Famurs em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, e atende uma demanda urgente apresentada por lideranças regionais do interior. O objetivo é dar suporte ágil em momentos extremamente sensíveis para as famílias, como a perda trágica de um ente querido.

No interior do Estado, muitas estruturas do IGP são mantidas com apoio direto das prefeituras, Consepros e associações regionais de municípios. Um exemplo é o município de Erechim, onde a luta por melhorias no atendimento do IGP foi encabeçada por uma comissão formada pela ACCIE, AMAU, CODER, CONSEPRO e Famurs. A mobilização resultou na consolidação dessa pauta como prioridade junto ao Executivo e ao Parlamento gaúcho.

Com o reforço de pessoal, as unidades do IGP nos 10 municípios contemplados no PL poderão funcionar de segunda a sexta-feira, garantindo mais agilidade nos atendimentos e maior respeito às famílias que passam por momentos de dor e vulnerabilidade.

Esse projeto é resultado da força do municipalismo e do trabalho conjunto entre Famurs, entidades locais e os poderes do Estado.

“É uma vitória que vai refletir diretamente na vida das pessoas, especialmente nos momentos mais difíceis. Como entidade agradecemos o governador, Eduardo Leite, e o secretário-chefe da Casa Civíl, Artur Lemos, por priorizarem essa pauta", afirma o presidente da Famurs, Marcelo Arruda.

A Famurs segue acompanhando a tramitação do PL 96/2025 na Assembleia Legislativa, que segue em regime de urgência. Em abril o texto deve ser apreciado pelo parlamento gaúcho.

.

Fonte:

Famurs




Notícias Relacionadas