Em nota, Hospital Santo Antônio defende eleição da nova diretoria da instituição
GERAL
1.9K

Em nota, Hospital Santo Antônio defende eleição da nova diretoria da instituição

Texto foi publicado após questionamentos acerca da escolha

Por Belchyor Teston
26/03/2025 14:46
Compartilhar
        


O Hospital Santo Antônio de Tapejara emitiu uma nota, na manhã desta quarta-feira (26), defendendo o processo eleitoral que vai escolher a nova diretoria da instituição. O texto foi divulgado após questionamentos acerca da forma como o pleito, que está marcado para o dia 31 de março, vai ocorrer.

Na nota, o hospital destaca que “atua com total transparência e responsabilidade, sempre comprometido com a saúde da população e o cumprimento fiel das leis”. A instituição ainda enfatizou o compromisso com o cumprimento ao Estatuto Social, que rege a realização da eleição. “É nosso dever cumprir rigorosamente o Estatuto Social, que estabelece normas claras para a participação dos associados em assembleias e para o exercício do direito ao voto, garantindo assim a transparência e a legitimidade dos processos eleitorais de nossa instituição”, destacou a nota.

O hospital ressaltou, ainda, a importância de seguir essas normas para a manutenção de sua natureza filantrópica e da isenção fiscal. “O cumprimento do Estatuto Social não apenas reforça nossa governança institucional, mas também é essencial para a manutenção do caráter filantrópico que nos define", afirmou o comunicado.

A Assembleia que vai definir o Conselho Administrativo e Fiscal para o biênio 2025-2027 está marcada para a próxima segunda-feira (31), no Auditório do Hospital Santo Antônio. A reunião começa às 18h30min com ao menos 2/3 dos associados, ou às 19h, com qualquer número de associados presentes.

.

Confira a nota na íntegra

“Nota de Esclarecimento

Prezados membros e associados do Hospital Santo Antônio de Tapejara,

Em resposta às manifestações públicas de alguns vereadores, que têm criticado o Hospital Santo Antônio por seu fiel cumprimento ao Estatuto Social, gostaríamos de esclarecer alguns pontos cruciais sobre a eleição de diretoria e o direito de votação dos associados. É nosso dever cumprir rigorosamente o Estatuto Social, que estabelece normas claras para a participação dos associados em assembleias e para o exercício do direito ao voto, garantindo assim a transparência e a legitimidade dos processos eleitorais de nossa instituição.

O cumprimento do Estatuto Social não apenas reforça nossa governança institucional, mas também é essencial para a manutenção do caráter filantrópico que nos define. Somos uma instituição dedicada ao atendimento gratuito e de qualidade à comunidade, especialmente aos mais necessitados, e a conformidade com as normas legais e estatutárias é imprescindível para a continuidade dessa condição de filantropia. A observância dessas regras assegura a obtenção de isenções fiscais e repasses de recursos que viabilizam nossas operações e possibilitam o acesso e sustentabilidade de nosso Hospital.

Reiteramos que o Hospital Santo Antônio de Tapejara atua com total transparência e responsabilidade, sempre comprometido com a saúde da população e o cumprimento fiel das leis. A não adesão a essas normas comprometeria nossa legalidade e, consequentemente, nossa capacidade de servir a comunidade.

Em um breve resumo da base legal que respalda nossa atuação, o Estatuto Social do Hospital Santo Antônio está em conformidade com a Constituição Federal, a Lei Complementar nº 187/2021, o Código Civil e o Decreto nº 8.242/2014. Esses dispositivos legais estabelecem a necessidade de transparência administrativa e o cumprimento de requisitos específicos presentes em nosso Estatuto para que possamos continuar a desempenhar nosso papel como uma entidade beneficente.

Enfatizamos a importância do respeito às regras estabelecidas e do compromisso das lideranças públicas com a legalidade e a estabilidade institucional. O hospital permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional e promove a participação ativa dos associados, sempre alinhada aos nossos parâmetros estatutários.”

.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas