Dia do Combate ao Glaucoma: Hospital de Olhos Lions alerta sobre importância do diagnóstico precoce
SAÚDE
417

Dia do Combate ao Glaucoma: Hospital de Olhos Lions alerta sobre importância do diagnóstico precoce

Por Belchyor Teston
25/10/2024 13:13
Compartilhar
        


No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio, o Hospital de Olhos Lions de Passo Fundo reforça seu compromisso com a conscientização sobre essa doença silenciosa. Nos últimos cinco anos, cerca de 300 mil brasileiros foram acompanhados e tratados no intuito de evitar a perda total da visão em razão do glaucoma, considerado atualmente a maior causa de cegueira irreversível do mundo.

Conforme o oftalmologista do Hospital de Olhos Lions, Dr. Leonardo Reichmann Fasolo, especialista em glaucoma, a doença é uma neuropatia óptica que, se não tratada, pode levar à perda da visão. “O glaucoma atinge a visão através da perda progressiva, iniciando principalmente nos campos visuais mais periféricos e progredindo até os campos mais centrais”, explica.

Fatores de risco

O especialista destaca que o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma é o envelhecimento, pois a prevalência da doença aumenta significativamente com o passar dos anos.

“Fatores como a história familiar, especialmente se pais ou irmãos forem afetados, inflamações oculares, o uso de corticoides e cirurgias oculares prévias também podem desencadear o glaucoma”, detalha.

Dr. Leonardo lembra que, em muitos casos, o glaucoma não pode ser prevenido, exceto os chamados glaucomas secundários, que surgem de doenças, cirurgias ou uso de medicamentos. “A única maneira de prevenir a evolução ou a cegueira causada pela doença é através do diagnóstico precoce, obtido por meio de exames oftalmológicos de rotina”, enfatiza.

Diagnóstico

No Hospital de Olhos Lions, o diagnóstico precoce é prioridade, já que a maioria dos casos de glaucoma é assintomática em seus estágios iniciais. “Os pacientes geralmente só percebem a perda de visão quando a doença já está avançada, com danos significativos”, alerta o Dr. Fasolo.

Existem, no entanto, glaucomas agudos ou secundários à inflamação que podem causar dor intensa e perda súbita de visão, devido ao aumento repentino da pressão ocular.

Tratamento

O tratamento oferecido no Hospital de Olhos Lions para o glaucoma, na maioria dos casos, é realizado clinicamente, com colírios ou aplicação de laser. “Quando esses tratamentos iniciais não conseguem controlar a doença, há a possibilidade de recorrer a procedimentos cirúrgicos”, explica Dr. Fasolo.

Ele também destaca que o controle do glaucoma, quando diagnosticado precocemente, é possível em muitos casos, seja com colírios ou intervenções menos invasivas. “Porém, pacientes diagnosticados em estágios mais avançados muitas vezes acabam necessitando de cirurgia em algum momento”, comenta.

Prevenção

Para Dr. Leonardo, campanhas de conscientização, como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância das consultas oftalmológicas de rotina. “Essas campanhas são essenciais para lembrar as pessoas da necessidade de diagnóstico precoce, algo que promovemos continuamente no Hospital de Olhos Lions de Passo Fundo”, conclui Dr. Fasolo.

Fonte: ASCOM / Hospital de Olhos Lions




Notícias Relacionadas