Intervenções são de responsabilidade da empresa terceirizada
Duas novas travessias elevadas para pedestres estão sendo implementadas na Avenida Sete de Setembro, em Tapejara. Os dispositivos começaram a ser instalados na última sexta-feira (25) no trecho que passa por reformas de ampliação da pista, logo acima do cruzamento com a Avenida Valdo Nunes Vieira.
O tema foi abordado durante o Programa Alto Astral da Rádio Tapejara desta terça-feira (29), após questionamentos de ouvintes devido à ausência de sinalização viária.
Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito do município, Ênio Brusso, as intervenções no local são executadas pela empresa contratada para a realização das obras de reestruturação da avenida. Segundo ele, o engenheiro responsável afirmou que a sinalização será feita nesta quarta-feira (30).
“Ele disse que a equipe de sinalização está em outra cidade, mas que amanhã já vem para Tapejara”, explicou.
O que diz a legislação de trânsito
A implementação de Travessias Elevadas para Pedestres, popularmente conhecidas como Faixas Elevadas, é regulada pela Resolução 738/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Na norma, o órgão estabelece uma série de critérios para a utilização desse tipo de dispositivo, entre os quais a necessidade de sinalização viária adequada às normas do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.
De acordo com o professor Ronaldo Bandeira, especialista em Legislação de Trânsito, a sinalização deveria ter sido feita assim que as travessias foram instaladas. “Toda a via tem que ser devidamente sinalizada ao ser entregue, vertical e horizontalmente. É um requisito necessário e suficiente para que esse tipo de travessia seja utilizada. Porque [a ausência de sinalização] gera um risco ao cenário viário. Qualquer tipo de dispositivo sem sinalização pode gerar risco à segurança dos outros usuários. Inclusive, existem acidentes que ocorrem por falta de sinalização. E é importante que todos tenham essa segurança garantida”, alertou.
O especialista chamou a atenção para os riscos da ausência de sinalização. “A velocidade vai ser diminuída, então você pode ter um risco de colisão traseira; você pode ter um condutor que passa despercebido por essa travessia elevada e pode sofrer um acidente, principalmente motociclistas; ou um pedestre que passa ali achando que tem segurança, mas o condutor não está observando por falta de sinalização e pode causar um atropelamento”.
As novas travessias elevadas para pedestres fazem parte de um conjunto de obras que estão sendo implementadas no processo de reestruturação da Avenida Sete de Setembro e estão incluídas no projeto elaborado pelo setor de engenharia da Prefeitura.
Jornalismo Rádio Tapejara
61.249.764 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.