Clima adverso no RS fez Brasil bater recorde de importação de trigo neste ano
AGRICULTURA
751

Clima adverso no RS fez Brasil bater recorde de importação de trigo neste ano

Quantidade comprada até julho já igualou volume de 2023

Por Belchyor Teston
22/08/2024 12:16
Compartilhar
        


Depois de uma produção de trigo 24% menor, o clima adverso na safra passada no Estado voltou a trazer impactos negativos ao caixa do agronegócio brasileiro. Desta vez, pela importação do cereal.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Esalq/USP, o Brasil já importou, de janeiro a julho, todo o volume de trigo do ano passado, quando os embarques alcançaram 4,2 milhões de toneladas. A quantidade é recorde.

O analista da Safras & Mercados, Elcio Bento, recorda que a safra brasileira do cereal foi menor, de 8 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em função do clima no Estado. Excesso de chuva, ventania, granizo, enchente, nebulosidade e poucos dias de sol atrapalharam a produtividade das lavouras.

"E dessas 8 milhões de toneladas produzidas, quase 3 milhões nem eram trigo para ração (em razão da qualidade). Então sim, as exportações estão bem maiores", reforça o analista.

Ainda de acordo com Bento, a alta nas importações não é suficiente nem para cobrir o estoque de passagem — volume armazenado de cereal de uma safra para outra —, tamanha foi a quebra da produção.

A forte entrada de trigo estrangeiro tem ajudado, inclusive, a pressionar as cotações do cereal no mercado interno. Na terça-feira (20), no Rio Grande do Sul, o indicador Cepea/Esalq apontava para um preço médio de R$ 1.505,39 a tonelada, queda de 2,24% no acumulado de agosto.

Fonte: GZH




Notícias Relacionadas