Polícia Federal indicia 10 indígenas por morte de adolescente em Cacique Doble
POLÍCIA
1.0K

Polícia Federal indicia 10 indígenas por morte de adolescente em Cacique Doble

Jovem, de 13 anos, foi morta a tiros em 2023

Por Belchyor Teston
16/09/2024 16:50
Compartilhar
        


A Polícia Federal concluiu o inquérito e indiciou 10 indígenas pela morte de uma adolescente na Terra Indígena de Cacique Doble. O crime foi em 4 de dezembro de 2023.

Segundo a PF, Paola Rodrigues, de 13 anos, foi morta a tiros, após um dos recorrentes conflitos entre grupos rivais na reserva. A motivação do conflito, segunda a PF, é a disputa pela liderança da terra indígena. O relatório final do inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.

Foram indiciados 10 indígenas pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, uso e disparo de arma de fogo, danos qualificados e milícia privada, conforme a participação de cada um deles nos fatos.

As circunstâncias do crime de homicídio qualificado classificado como hediondo, somados a outros delitos podem resultar em 30 anos de prisão, no caso de condenação.

Em março, a PF deflagrou a Operação Menés VI onde 11 pessoas chegaram a ser presas por envolvimento nos conflitos. O último suspeito foi liberado em agosto, por ser submetido a medidas cautelares que não a prisão. Atualmente nenhum dos indiciados está preso.

Relembre o caso

Após reincidentes conflitos pela liderança da Terra Indígena de Cacique Doble, em 4 de dezembro de 2023, um grupo de indígenas passou a efetuar disparos contra rivais, obrigando as vítimas a buscar abrigo na casa de uma delas, onde morava a adolescente.

Após cercarem a residência, eles efetuaram inúmeros disparos de arma de fogo. No local estavam cerca de 15 pessoas, entre elas mulheres e crianças.

A adolescente de 13 anos foi atingida na nuca e acabou morrendo. Outros dois adolescentes também ficaram feridos e foram socorridos para atendimento médico, mas sobreviveram.

Fonte: GZH / Passo Fundo




Notícias Relacionadas