Alto-falante faz parte do novo sistema de segurança nas ruas de Passo Fundo
GERAL
282

Alto-falante faz parte do novo sistema de segurança nas ruas de Passo Fundo

Por Alessandra Staffortti
20/07/2024 06:38
Compartilhar
        


Passo Fundo vem recebendo um novo sistema de segurança em diversas regiões do centro e bairros. Este projeto agrega às câmeras de videomonitoramento e recentemente a implementação de alto-falantes.

Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, o principal objetivo é que o operador das câmeras converse através do alto-falante alertando as pessoas em uma possível situação de risco ou até mesmo avisando que as práticas que estão sendo realizadas podem se configurar como crime.

No primeiro momento as escolas municipais receberam o sistema e agora praças e outros locais estão recebendo. Atualmente, Passo Fundo conta com dois sistemas de videomonitoramento: o do Município e o da Brigada Militar. O sistema municipal, ultrapassa 780 equipamentos. Já o sistema da Brigada Militar, possui mais de 280 dispositivos. Vale ressaltar, que não são todas as câmeras que possuem o alto-falante junto.

Estes sistemas conforme o secretário, não apenas inibem a prática de crimes, mas também proporcionam suporte significativo aos órgãos de segurança ao espelharem, armazenarem e fornecerem imagens que podem ser utilizadas em investigações criminais. Além disso, o projeto contempla a possibilidade de importação de vídeos oriundos de drones, expandindo a capacidade de monitoramento da cidade.

Ainda sobre as câmeras, Gonçalves, falou que a tecnologia embarcada, possibilita o reconhecimento de placas, diferenciação de veículos por cores, velocidade, trajetos e ainda com a possibilidade de análise para aplicar a tecnologia de identificação facial. Tendo a capacidade de operar por no mínimo uma hora em caso de falta de energia, garantindo o funcionamento contínuo do sistema em situações de emergência.

Finalizou evidenciando o sistema de alto-falante que vai proporcionar ainda mais segurança para a comunidade de Passo Fundo.

.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas