Campeonato Gaúcho de Flag: confira algumas informações a respeito da competição que acontece no próximo fim de semana aqui em Tapejara
ESPORTES
708

Campeonato Gaúcho de Flag: confira algumas informações a respeito da competição que acontece no próximo fim de semana aqui em Tapejara

A competição reúne equipes de diversas regiões do estado

Por José Augusto Pirolli da Silva
17/10/2024 16:15
Compartilhar
        


Flag Football é uma modalidade esportiva que cada vez mais ganha força e adeptos em nossa região, são vários os esportistas que optam pela prática, muito por conta é claro, do seu formato dinâmico, diferenciado e desafiador derivado do tradicional futebol americano, este por sua vez um dos esportes mais apreciados na América.

Na nossa região a iniciativa se deu com o surgimento de equipes como o Tapejara Dragons, equipe tapejarense precursora da modalidade no estado e que trouxe o esporte como modalidade precursora em desenvolvimento pessoal e coletivo por meio do esporte. Um dos principais compromissos da modalidade no estado é o Campeonato Gaúcho de Flag, a edição deste ano acontece aqui em Tapejara na Sede Social do São Paulo Futebol Clube na Linha Calegari.

Formato da Competição e Jogos

Serão oito equipes participantes, as quais, divididas em dois grupos com quatro cada se enfrentam no tradicional sistema todos contra todos. Posterior a fase de grupos que acontece nos períodos da manhã e tarde do sábado, acontece os duelos de semifinais, onde, os dois times melhores colocados se enfrentam na busca pela vaga na grande final que deverá ser disputada no domingo de tarde. Haverá premiação e duelos até a oitava colocação, ou seja, todas as equipes terão algum tipo de gratificação.

Os jogos acontecem no campo do São Paulo, o qual, será dividido em duas quadras para receber os duelos que acontecerão de maneira simultânea. As partidas iniciam as 08h:30 do sábado e seguem por toda a manhã e tarde sendo finalizadas por volta das 17h:30. No domingo, quando ocorrem os jogos eliminatórios e decisivos, novamente as partidas iniciam por volta das 08h:30 e a final será durante a tarde, mais precisamente as 15h.

Equipes participantes

Tapejara Dragons – Os donos da casa, como dito anteriormente, são precursores do esporte em nossa região. A equipe é conhecida por sua atuação significativa nas mais diversas competições do estado e também do país, além disso, o Dragons conta com atletas de alto nível e conhecimento na modalidade, exemplo claro disso é Josias Mainardi que já defendeu as cores da seleção brasileira de Flag.

Lions Flag Football – Representando a capital gaúcha temos o Lions, equipe tradicional da modalidade e multi-campeã que chega com o status de campeão gaúcho e da Copa Sul, uma das características da equipe é ter uma forte abrangência geral, tendo times nas categorias masculina e feminina.

Matilha dos Vales – Oriunda das cidades que compõem os vales do Rio Pardo e Taquari, esta equipe é uma das mais bem estruturadas de todo estado, anualmente participa de competições à nível nacional e estadual, a Matilha dos Vales também trabalha com o segmento de categorias de base.

Stone Giants – Fundada em 2021, a equipe é natural de Monte Negro, uma de suas peculiaridades é o nome, que é baseado em uma lenda do folclore local que conta a história de um gigante de pedra que, segundo o conto, habitava a região montenegrina. O time é reconhecido por seu trabalho social e voltado ao desenvolvimento de jovens atletas por meio do Flag Football.

Sananduva Lizards – Vizinhos de Tapejara, o Lizards é da cidade de Sananduva. Apesar de ser um time jovem, o time sananduvense é uma das promessas do flag gaúcho, os treinamentos ocorrem nos campos da cidade e anualmente a equipe participa de competições regionais e estaduais.

Carlos Barbosa Ximangos – Com mais de 13 anos de existência e história, a equipe representa, e muito bem, o município de Carlos Barbosa. Nestes anos de atividades o time conquistou diversos títulos pelo estado e participou de inúmeras competições nacionais, assim como o Dragons, o Ximangos é um dos pioneiros do Flag Football no Rio Grande do Sul.

Santa Maria Soldiers – 8 vezes campeão gaúcho, o time santa-mariense possui um vasto histórico de títulos e chega com a alcunha de ser uma verdadeira potência no Flag gaúcho. O time possui uma estrutura sólido e uma rotina de treinamentos diferenciada que possibilita e evidencia a força da equipe na modalidade.

Renegados – Representando a cidade vizinha de Vila Lângaro, o Renegados chega para uma de suas primeiras competições. Apesar de seu um time bastante jovem, a base da equipe e a sua estrutura de treinamentos mostra o projeto sólido que os atletas vila-langarenses apresentam para o cenário da modalidade. Os treinamentos acontecem de maneira semanal e a equipe cada vez mais tem recebido adeptos da cidade o que reforça ainda mais o seu compromisso e capacidade dentro do Flag.

Definição dos Grupos

No grupo A, a composição ficou da seguinte maneira: Lions, Stone Giants, Renegados e Matilha dos Vales.

No grupo B, ficaram: Ximangos, Soldiers, Dragons e Lizards.

A definição dos grupos foi determinada por meio de sorteio realizado de forma antecipada.

A premiação será em medalhas e troféus. Os organizadores da competição, bem como, os membros das equipes participantes convidam a comunidade regional a participar e a prestigiar o evento que será aberto ao público. Segundo os responsáveis do campeonato a expectativa é a melhor possível e o evento deverá reunir adeptos e futuros praticantes da modalidade que a cada ano cresce com mais intensidade no Rio Grande do Sul

Algumas Regras da Modalidade

O Flag Football é uma modalidade esportiva derivada do Futebol

Americano.

Assim como no Futebol Americano, o objetivo no Flag Football é o

mesmo: avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona

final para marcar pontos (touchdowns). Porém, diferente do Futebol

Americano, o Flag Football não utiliza equipamento de proteção e

não é permitido o contato entre os jogadores.

O Flag Football 5×5 é jogado por 2 equipes com 5 atletas em campo,

sendo 5 atletas de ataque de um time e 5 atletas de defesa do outro.

Os jogadores utilizam cintos com bandeiras destacáveis, o campo

possui a medida de 25 X 70 jardas e o jogo possui dois tempos de 20

minutos cada.

Os pontos são marcados da seguinte maneira: touchdown vale 6

pontos, com duas possíveis conversões (pontos extras após o

touchdown) de 1 ou 2 pontos e o safety, pontuação que pode ser

marcada pela defesa, vale 2 pontos.

Jornalismo Esportivo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas