O Rio Grande do Sul entrou em uma sequência de dias frios e de muita umidade. Confirmando os últimos alertas meteorológicos, um intenso pulso de ar frio chegou nesta sexta-feira a tarde na nossa região, derrubando as temperaturas.
Nas ruas o que se viu foi muita neblina desde o meio dia. Enquanto os termômetros oficiais mostravam 10ºC no início da tarde de sexta, a umidade e vento deixavam sensação térmica de 5ºC no centro.
Os principais modelos mundiais de meteorologia, como o alemão ICON/DWD, uma referência e muito utilizado pela MetSul Meteorologia, projetam uma sequência de pulsos de ar frio e polar.
Serão ao menos três deles até o dia 14. O primeiro pulso de ar frio está em andamento e já derrubou as temperaturas. O segundo pulso ocorre no início da próxima semana e o terceiro e último pulso de ar frio será entre a noite do dia 13 e o dia 14. Este último será o mais intenso e deverá derrubar as temperaturas para abaixo de zero na maior parte do Estado e também em Tapejara.
O analista do laboratório de meteorologia da Embrapa, Aldemir Pasinato, destacou que além do frio a umidade será constante, especialmente neste final de semana. Há chuva sendo prevista para sábado e parte do domingo em nossa região, mas em volumes não muito altos. A chuva se afasta ainda no domingo, mas com permanência da umidade na próxima semana, o que vai trazer baixa sensação térmica.
A imagem mostra a chamada anomalia de temperatura a 2 metros do solo. As áreas sobre a cor rosa enfrentarão mínimas negativas na projeção do dia 14 de julho, conforme modelo climático europeu ECMWF, em imagem disponibilizada pela MetSul Meteorologia.
.
Fonte:
Uirapuru