Primeira aluna cega do Polo UAB de Tapejara realiza estágio em escola municipal
EDUCAÇÃO
2.5K

Primeira aluna cega do Polo UAB de Tapejara realiza estágio em escola municipal

Por Alessandra Staffortti
14/04/2023 10:24
Compartilhar
        


A aluna Lucia Scariot, estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pelo IFSUL no Polo UAB de Tapejara, está pronta para enfrentar o desafio do estágio supervisionado em gestão escolar. Com observações marcadas entre os dias 20/04 e 30/04 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Borba, ela expressou seus sentimentos em relação à oportunidade em cursar a Licenciatura em Pedagogia e agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste objetivo. “O estágio será um desafio que irei enfrentar ao longo de minha trajetória acadêmica. Estou muito feliz em saber que existem pessoas totalmente preocupadas com a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Foi uma longa caminhada até a chegada na universidade, mas estou feliz e determinada a enfrentar todos os desafios. Por isso, gostaria de agradecer a minha família, ao IFSUL, ao coordenador do Polo UAB de Tapejara, Secretaria Municipal de Educação e as tutoras”, destacou.

O prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (BIG), comentou sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência visual na sociedade e na educação. “Estamos muito felizes com a oportunidade oferecida à aluna Lucia Scariot e reafirmamos o compromisso do nosso governo com a inclusão social. Acreditamos que a educação inclusiva é uma das principais formas de promover a igualdade de oportunidades e a diversidade, e que é responsabilidade de todos os cidadãos contribuir para essa causa”, destacou.

Segundo o coordenador do Polo UAB de Tapejara, Diego Bechi, Lucia é um exemplo de dedicação e superação, pois participa ativamente das aulas e possui todas as atividades em dia. Ele acrescentou que o IFSUL, em comunicação constante com a coordenação do Polo de Tapejara, não mediu esforços para viabilizar, junto à Capes, a contratação de uma tutora presencial para atendê-la de modo individualizado. Além disso, a secretaria municipal da educação contratou uma empresa especializada para realizar o conserto e manutenção mensal da plataforma/elevador a fim de melhorar as condições de acessibilidade.

A iniciativa do IFSUL, da Secretaria Municipal da Educação e do Polo UAB de Tapejara em garantir as condições adequadas de acessibilidade e a contratação de uma tutora presencial é um exemplo de que a inclusão social é um compromisso de todos e que é possível promover a educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

.

Fonte:

Prefeitura de Tapejara




Notícias Relacionadas