O que fizeram as escolas do norte do RS para ficar entre as 100 melhores do Brasil no Ideb
EDUCAÇÃO
624

O que fizeram as escolas do norte do RS para ficar entre as 100 melhores do Brasil no Ideb

Por Alessandra Staffortti
22/08/2024 09:02
Compartilhar
        


Dois colégios militares e um Instituto Federal (IF) do norte gaúcho ficaram entre as 100 melhores escolas públicas de Ensino Médio do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.

Os dados, divulgados em 14 de agosto, dão destaque para o Colégio Tiradentes de Ijuí, que ocupa a sétima posição, com nota 7.3. Nas posições 61 e 62 estão o Instituto Federal do RS de Erechim (6.4) e o Colégio Tiradentes de Passo Fundo (6.4), respectivamente.

O levantamento, que tem como base os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), leva em conta as taxas de aprovação obtidas no Censo Escolar e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Com uma das notas mais altas do país, o Colégio Tiradentes de Ijuí passou a implementar um programa para melhorar a taxa de conclusão dos alunos há cerca de quatro anos. Até então, a escola tinha um alto índice de reprovações e desistências, disse o tenente-coronel Humberto André Rodrigues Lucca, diretor da instituição.

Agora, há um programa de nivelamento para os novos alunos seguido de reforço escolar, além de ações para melhorar a autoestima e liderança dos estudantes.

— Essas ações têm um impacto positivo significativo e reforçam o papel transformador da instituição, que vai além do desempenho acadêmico e busca desenvolver integralmente os alunos, ajustando-se às suas necessidades específicas — disse.

Apesar do alto índice, o Colégio Tiradentes de Ijuí ficou um décimo atrás do conquistado na última medição do Ideb, em 2021. À época, a nota foi de 7,4, a mais alta desde 2017, quando a nota foi de 6,1 e subiu para 7,2 em 2019.

Erechim e Passo Fundo

Nas 61ª e 62ª posições, o IFRS de Erechim e o Colégio Tiradentes de Passo Fundo conquistaram a mesma nota no Ideb: 6.4. Nas métricas do Ideb, o valor corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvido e é a meta para a educação básica brasileira para 2022 — o que não se cumpriu.

Por isso, o diretor-geral do IFRS em Erechim, Sidnei Dal' Agnol, entende que, apesar do destaque à instituição, o objetivo é melhorar ainda mais.

— O investimento em educação e a qualidade dos nossos recursos humanos e infraestrutura são fundamentais para esses resultados. Embora tenhamos alcançado um desempenho notável, continuamos trabalhando para melhorar, focando em aspectos como formação docente, estrutura e saúde mental para oferecer um ensino público de qualidade — disse.

Esse também é o ponto de vista do tenente Jederson Silveira Dornelles, analista do Colégio Tiradentes de Passo Fundo. Segundo ele, o trabalho para fortalecer o ensino na instituição acontece desde 2008 e a busca por excelência deve continuar.

— Nosso currículo inclui 1,5 mil horas/aula e diversas atividades extracurriculares, culturais e esportivas. A inclusão no ranking nacional é um reconhecimento do trabalho contínuo e dedicado da nossa equipe — afirmou.

Além das três instituições, outras escolas com Ensino Médio das regiões Norte e Noroeste apareceram entre as 500 melhores do Brasil no ranking do Ideb. São elas:

63º — Colégio Tiradentes de Santo Ângelo (6.4)

228° — Escola Estadual Ensino Médio Cônego Josue Bardin, de Vanini (5.9)

277° — Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mathias Anschau, de Nova Boa Vista (5.8)

356° — Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Low, de Nova Ramada (5.7)

357º — Campus Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha (5.7)

467º — Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, de São José do Inhacorá (5.6).

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas