Valeriano Ughini: direção confirma Ensino Médio em 2025; inscrições começam em novembro
EDUCAÇÃO
1.2K

Valeriano Ughini: direção confirma Ensino Médio em 2025; inscrições começam em novembro

Instituição dará prioridade aos jovens que já são alunos

Por Belchyor Teston
03/09/2024 14:35
Atualizado: 03/09/2024 14:37
Compartilhar
        


A Escola Estadual Valeriano Ughini, de Tapejara, dará início às turmas de Ensino Médio a partir de 2025. A informação, que já havia sido anunciada pela direção da instituição e pelo Governo Municipal em abril deste ano, foi confirmada na semana passada pela diretora Vânia Artuzi Posser durante entrevista à Rádio Tapejara.

Na conversa, Vânia afirmou que a implementação será gradativa, com abertura de duas turmas de primeiro ano no ano que vem. “O nosso principal objetivo sempre foi manter os alunos na escola. Como nós temos duas turmas de 9º ano, nós vamos dar início a duas turmas de 1º ano, que vão ser no turno da manhã”, explicou.

Segundo ela, todos os interessados em ingressar no Ensino Médio da instituição podem fazer a matrícula, que começa em novembro. No entanto, a preferência será dos jovens que já estudam na escola. “Tem muita gente procurando, mas a prioridade são os nossos alunos. Não terão muitas vagas para alunos de fora, a gente tem que ser sincero. Em novembro, abrem as inscrições on-line, todos que tiverem interesse podem fazer. Mas isso não garante vaga”.

As vagas remanescentes serão distribuídas a partir de critérios previamente definidos, conforme explicou a diretora. “Depois, tem critérios. Zoneamento; ter um irmão que estude na escola, isso também já é uma preferência; idade. A partir disso o próprio sistema [de matrículas] diz quem conseguiu a vaga”, completa.

Em abril, o anúncio da abertura do Ensino Médio na instituição foi feito pelo Governo de Tapejara e pela direção da escola. Na ocasião, um ato foi realizado no pátio do colégio para celebrar a conquista.

Atualmente, cerca de 400 alunos estão matriculados na instituição.

Itinerário Formativo

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Melgarejo Saldanha, também participou da entrevista. Responsável por auxiliar a escola na parte burocrática da solicitação pela abertura das turmas, ele destacou o papel dos Itinerários Formativos – sistema adotado para que os alunos aprofundem conhecimentos na área de interesse profissional de cada um.

“O Itinerário Formativo busca, para o aluno do ensino médio, essencialmente, o despertar do aluno para aquela etapa que ele vai ter logo na frente, que é a sua profissionalização, a escolha da sua profissão. O Itinerário Formativo leva para essa perspectiva, para atender a juventude, para a perspectiva de poder trabalhar o currículo focado nas áreas do conhecimento”, explicou.

Saiba mais:

Escola Valeriano Ughini vai contar com Ensino Médio Regular, anuncia prefeito de Tapejara

Ato na Escola Valeriano Ughini celebra conquista do Ensino Médio para a instituição

.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas