Vara de Execuções Penais de Tapejara abre cadastro para entidades sociais receberem verbas de penas alternativas
JUSTIÇA
153

Vara de Execuções Penais de Tapejara abre cadastro para entidades sociais receberem verbas de penas alternativas

Cadastramento deve ser feito até o dia 17 de maio

Por Belchyor Teston
23/04/2025 13:11
Compartilhar
        


A Vara de Execuções Penais de Tapejara abriu prazo para entidades sociais manifestarem interesse em receber verbas provenientes de penas alternativas ou transações penais. O edital de convocação foi assinado na última quinta-feira (17) pela juíza responsável, Dra. Taiele Balardin de Oliveira, e traz regras sobre como participar do cadastramento.

De acordo com o documento, o objetivo é destinar recursos para projetos nas áreas de assistência social, segurança pública, educação, saúde e meio ambiente, desde que a entidade cadastrada “atenda a áreas vitais de relevante cunho social”. Para participar do certame, os interessados devem encaminhar os documentos exigidos pelo edital até o dia 17 de maio. A lista inclui ata da diretoria, contrato social, CNPJ e comprovantes de regularidade fiscal.

Ainda segundo o edital, as entidades que tiverem o cadastramento homologado serão chamadas para uma futura seleção pública para concorrer aos recursos disponíveis. A VEC ressalta, no entanto, que o cadastro não garante a celebração de convênio.

O Edital está disponível no átrio do Foro da Comarca de Tapejara.

O que são penas alternativas e transação penal

As penas alternativas são medidas aplicadas em substituição à prisão, como prestação de serviços à comunidade ou pagamento de multas. Já a transação penal é um acordo proposto pelo Ministério Público em casos de menor potencial ofensivo, no qual o acusado cumpre uma pena alternativa em troca do arquivamento do processo.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas