Equipe do Cartório Eleitoral de Tapejara avalia eleições municipais de 2024
ELEIÇÕES
939

Equipe do Cartório Eleitoral de Tapejara avalia eleições municipais de 2024

Por Belchyor Teston
11/10/2024 15:03
Atualizado: 11/10/2024 15:06
Compartilhar
        


Terminou, no último domingo (06), o período eleitoral para os locais onde não há a realização do segundo turno, como é o caso de Tapejara e demais municípios da região. Com o encerramento da votação, foram definidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

Em Tapejara, o pleito do último domingo definiu o atual prefeito Evanir Wolff (Big) e o vice, Rodinei Bruel (Gipe), como gestores para o mandato que começa em 2025, com 53,7% dos votos válidos. A chapa de oposição, formada pelo candidato Ramir Sebben (Marreco) e Odacir Dalmina, recebeu 46,3%.

Conforme dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a eleição em Tapejara teve 14,86% de abstenção, com 2.591 eleitores faltantes.

Chefe substituta do Cartório Eleitoral da 100ª Zona, com sede em Tapejara, Josiane Conte avaliou o pleito de 2024. “Dentro do possível, foi uma eleição tranquila. Tudo ocorreu da forma mais ou menos esperada, não tivemos nenhum imprevisto. Claro que, aqui no nosso município, a gente tem muita judicialização da eleição. Nós tivemos um trabalho mais acentuado depois das convenções, com o registro [das candidaturas], principalmente na propaganda, de muitos processos judiciais. Especialmente Tapejara e Água Santa. Mas a nossa avaliação é positiva de todos os atos. E, no dia da eleição, também foi bem tranquilo. A gente teve algumas denúncias, algumas queixas pontuais em que se acionou a Brigada Militar. Tivemos, também, o uso do Pardal, que é o nosso aplicativo que recebe denúncias. No geral, foi um dia bem calmo”.

Itacir Spanhol, servidor do cartório, destacou que, neste ano, todas as urnas utilizadas na região são do modelo novo. “Nós tivemos, esse ano, as urnas novas, modelo 2022, em substituição às de 2010. E não deu problema em nenhuma urna no dia da eleição. Somente no sábado, na entrega, tivemos problemas em três urnas com a bobina que imprime o Boletim de Urna. Elas foram substituídas e, no domingo, todas funcionaram perfeitamente. Inclusive o sensor biométrico, que aprovou muito mais do que das urnas antigas. Então, a eleição foi rápida, eficaz. Às 17h do domingo já não tinha mais ninguém para votar. A gente se sente satisfeito por ter dado tudo certo, isso é o mais importante”.

Cobertura da Rádio Tapejara

Ao longo dos últimos meses, a Rádio Tapejara manteve uma ampla cobertura do processo eleitoral, desde a organização dos partidos, definição de pré-candidatos, registros de candidaturas, período de campanha, debates e, por fim, a divulgação dos resultados após o fechamento das urnas. Além de Tapejara, a Rádio Tapejara fez a cobertura das eleições nos municípios de Ibiaçá, Água Santa, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Charrua e Coxilha.

Você encontra detalhes sobre as eleições de 2024 no site da Rádio Tapejara, no assunto Eleições.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas