A MetSul Meteorologia alerta que a semana vai começar com chuva e risco de temporais isolados no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. A instabilidade vai estar associada a um centro de baixa pressão no Paraguai que nesta segunda-feira formará nuvens carregadas nas latitudes médias da América do Sul com chuva e risco de tempo severo localizado.
As nuvens carregadas tendem a se formar nesta segunda-feira entre o Nordeste e o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, deslocando-se para Leste e afetando principalmente os territórios gaúcho e uruguaio.
No Rio Grande do Sul, estas áreas de instabilidade trazem chuva desde cedo em cidades do Oeste do estado. No decorrer do dia, a chuva avança e alcança a maioria dos locais do RS. Por isso, em Porto Alegre e região metropolitana não se descarta chuva na segunda metade do dia.
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul durante a terça-feira com muitas nuvens e chuva ainda em grande número de municípios do estado. A instabilidade será maior do Centro para o Norte do território gaúcho.
Na quarta, deixa de chover em grande parte do Rio Grande do Sul e o tempo apresenta melhoria em diferentes pontos, mas o Norte do estado ainda deve ter um dia de instabilidade com abundante nebulosidade e chuva durante o dia.
A MetSul destaca que não se espera um episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste começo de semana, mas que por vezes a chuva pode ser localmente moderada a forte.
Da mesma forma, o risco de tempo severo não é muito alto à medida que a atmosfera não está muito aquecida, mas em se tratando de instabilidade convectiva não se pode descartar a possibilidade de alguns temporais isolados, sobretudo de granizo.
.
Fonte:
GZH