O verão começou oficialmente hoje, dia 21 de dezembro, no Brasil, às 6h20. A estação mais quente do ano seguirá até o dia 20 de março.
No Rio Grande do Sul o verão tem a tradição de trazer chuvas constantes, temporais, mas quase nunca sequências de altos volumes de chuvas. O observador meteorológico Ivengdonei Sampaio comentou que no último ano a estação chegou sobre um cenário de El Niño, trazendo aumento nas chuvas, tanto que houveram diversos deslizamentos e, em maio deste ano, a maior tragédia climática da história do Estado.
Para este ano a grande dúvida é se o Estado terá um episódio contrário, de La Niña. Com isso, as chuvas seriam inferiores. Sampaio, destacou que os institutos internacionais ainda não afirmam que haverá La Niña, mas a tendência é que sim. No entanto, há uma boa margem para neutralidade. Se o La Niña se confirmar, o reflexo direto da estação é diminuição de chuvas, explica Sampaio.
Já para os primeiros dias de verão, a chuva retorna no domingo, em pouca intensidade, mantendo as temperaturas amenas. Os principais mapas de previsão não apontam calor intenso nos próximos dez dias em Passo Fundo.
.
Fonte:
Uirapuru