Força Nacional segue no RS mesmo após fim do prazo
SEGURANÇA
849

Força Nacional segue no RS mesmo após fim do prazo

Estado pede prorrogação da permanência

Por Alessandra Staffortti
21/09/2024 07:25
Compartilhar
        


Os agentes da Força Nacional aguardam a decisão sobre uma nova prorrogação da missão em território gaúcho. As equipes foram enviadas em maio em decorrência da enchente.

O prazo, que foi renovado três vezes, encerrou na última terça-feira (17). Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Nacional segue esperando a definição. O envio de representantes do órgão é condicionado à solicitação dos governadores.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o pedido de prorrogação já foi feito, e o processo está em andamento. Ainda não há uma nova data definida.

Em maio, o reforço foi empregado, inicialmente, na busca por desaparecidos, no resgate e identificação de vítimas da enchente. Agora, a missão humanitária busca coibir a criminalidade a partir do patrulhamento e do policiamento ostensivo.

O efetivo, composto inicialmente por 117 agentes, já contou com quase 500 policiais civis e militares, bombeiros e peritos técnico-científicos ao longo destes quatro meses de ação. Permanecem no Estado, nesta operação humanitária, 135 profissionais, alocados em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.

De acordo com o governo federal, agentes do órgão também permanecem em cinco territórios indígenas do Estado: Cacique Doble, Passo Grande do Rio Forquilha, Guarita e Nonoai. Em Nonoai, a missão segue valendo até o dia 12 de outubro.

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas