Homem de Santa Catarina detona explosivos e morre em frente ao STF
SEGURANÇA
522

Homem de Santa Catarina detona explosivos e morre em frente ao STF

Por Juliano Girardi
14/11/2024 07:33
Atualizado: 14/11/2024 07:48
Compartilhar
        


O homem que morreu após explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília nesta quarta (13) era de Santa Catarina, tinha 59 anos e estava no Distrito Federal havia cerca de quatro meses.

Trata-se de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos.

Wanderley Luiz também era o dono do carro que explodiu em anexo da Câmara dos Deputados segundo as forças de segurança pública do governo do Distrito Federal.

Francisco Wanderley era de Santa Catarina, filiado ao Partido Liberal (PL) e já foi candidato a vereador no município de Rio do Sul pela legenda. O homem era conhecido pelo apelido de "Tiü França" e teria alertado, em redes sociais, que faria um ataque em Brasília.

Ao longo do dia, Francisco Wanderley Luiz teria circulado pela Câmara dos Deputados , segundo informação dada aos deputados pelo chefe de segurança da Casa.

Conforme divulgado pelo UOL, ele teria se movimentado pelo anexo 4 da Câmara, onde fica localizada a maior parte dos gabinetes dos deputados.

Conforme a CNN, uma das explosões veio de um carro que estava próximo ao anexo IV na Câmara dos Deputados, enquanto a outra foi próxima ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Equipes do Corpo de Bombeiros e militares especializados em explosivos foram acionadas para o local. De acordo com informações preliminares, o corpo da vítima foi encontrado na calçada, próximo à Praça dos Três Poderes.

A Polícia Federal informou que vai abrir um inquérito para apurar as explosões. Uma varredura será feita nos prédios da Câmara e do STF nesta quinta-feira (14) — as atividades devem ser retomadas partir das 12h. O Senado Federal suspendeu os trabalhos.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que o autor das explosões é um "suicida"




Notícias Relacionadas