Tapejara inicia campanha de prevenção ao suicídio
SAÚDE
711

Tapejara inicia campanha de prevenção ao suicídio

Campanha Setembro Amarelo terá atividades no município

Por Belchyor Teston
11/09/2024 14:38
Compartilhar
        


O município de Tapejara inicia, nesta quarta-feira (11), as atividades em alusão à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. No período, serão desenvolvidas atividades de orientação e de alerta sobre o assunto, coordenadas pelas secretarias municipais de saúde e de assistência social.

Na primeira etapa da iniciativa, profissionais e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promovem caminhadas no comércio local, ao longo de oito dias, entregando chás e panfletos com mensagens motivacionais e orientações sobre abordagens ao tema. As caminhadas acontecem a partir de hoje e seguem até a quarta-feira seguinte, dia 18.

Albina Capeletti, coordenadora da Secretaria de Saúde de Tapejara, destaca o trabalho que será realizado ao longo da semana. “Setembro Amarelo é uma campanha mundialmente conhecida e defendida. E eu convido todas as pessoas de Tapejara que recebam, de portas abertas, a equipe do CAPS. Nós contamos com vários profissionais, que estão proporcionando essa caminhada, com distribuição de chá e com mensagens motivacionais. Lembrando que toda vida importa. Se um pensamento ao contrário disso vier até você, não permita que ele aconteça na sua vida. Se precisar, peça ajuda. Em 2024, o lema é Se precisar, peça ajuda. Destacando a importância de falar abertamente e buscar apoio quando necessário”.

A programação do Setembro Amarelo segue na quinta-feira, dia 19, com mateada na Praça Central Sílvio Ughini com os usuários do CAPS. Nesse dia, haverá o tradicional almoço na sede do Centro de Assistência Psicossocial.

Ainda como parte da campanha, o CAPS vai promover conversas com alunos do Ensino Médio da Escola Senhor dos Caminhos, abordando o trabalho realizado pelo Centro e esclarecendo dúvidas sobre saúde mental.

Em entrevista à Rádio Tapejara, a secretária municipal de saúde, Francieli Picolotto, alertou sobre alguns sinais apresentados por quem sofre com problemas psicológicos e destacou como procurar ajuda.

“Tem alguns sinais que a gente frisa muito, que é a mudança de sono, de apetite, a falta de interesse em atividades que você gosta de estar. Esses podem ser alguns sinais. As pessoas precisam aceitar os seus sentimentos, não precisam ter vergonha de pedir ajuda. Em Tapejara, nós temos esse apoio tanto no CAPS, quanto nas unidades básicas, e na assistência social”.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas