Pesquisador defende cultivo de plantas de cobertura para melhoramento do solo
AGRICULTURA
762

Pesquisador defende cultivo de plantas de cobertura para melhoramento do solo

Engenheiro agrônomo concedeu entrevista à Rádio Tapejara

Por Belchyor Teston
11/08/2024 06:28
Compartilhar
        


A Expo Tapejara 2024 se concretiza como um espaço destinado a negócios e ao conhecimento. Além das palestras que integram a programação oficial da feira, muitas empresas aproveitam o evento para apresentar novidades aos visitantes e clientes.

Neste domingo, por exemplo, uma palestra no estande do Grupo Danieli pretende demonstrar a produtores rurais as vantagens do plantio de cobertura para o cultivo de grãos. Engenheiro agrônomo responsável por apresentar o assunto, o ex-pesquisador da Embrapa, Alfredo do Nascimento Júnior, concedeu entrevista à Rádio Tapejara. Ele defende a prática como alternativa para proteção e melhoramento do solo, além de ser uma oportunidade lucrativa ao agricultor.

Conforme o profissional, o produtor que opta pelo plantio de determinadas plantas no período de entressafra pode ter uma oportunidade lucrativa, além de diminuir os custos de produção das culturas principais. "Essas plantas vão se desenvolver e, algumas vezes, elas podem ser plantas com uma vantagem econômica direta. Por exemplo, uma cevada forrageira de ciclo precoce, que pode ser aproveitada para fazer uma silagem para a criação de bovinos; ou a ervilhaca, muito utilizada ultimamente, que são leguminosas de outono-inverno, que crescem e conseguem, em parceria com bactérias do solo, retirar o nitrogênio do ar e colocar no solo, proporcionando maiores produtividades, tanto do milho quanto da soja. Isso diminui o custo de produção, porque essas plantas de cobertura, como a ervilhaca, o trigo morisco, o nabo forrageiro, elas permitem também uma melhoria da biologia do solo".

O pesquisador destaca que as vantagens das plantas de cobertura vão além da proteção do solo. "As plantas de cobertura protegem o solo com aquela parte que se enxerga, aquela palhada que está em cima do solo. Mas a grande diferença dessas plantas, chamadas plantas de serviço, porque elas trabalham para a gente, é o que a gente não está enxergando. É o que está abaixo do solo, deixando raízes, deixando microporos, permitindo uma melhor estrutura do solo com mais água, com mais matéria orgânica. E tudo isso vai contribuir para a rentabilidade dos cultivos principais, que são a soja e o milho".

Plantas de cobertura são culturas, principalmente outonais, cultivadas após a colheita das culturas principais. Neste período, é comum que os produtores permitam o desenvolvimento de plantas nativas para fazer a cobertura do solo.

A palestra será apresentada a partir das 9h30min deste domingo (11), no estande do Grupo Danieli.

.

A cobertura completa da Expo Tapejara 2024 conta com o patrocínio de:

- Sicredi – aqui o seu dinheiro rende um mundo melhor;

- Pallun – super centro da construção;

- Dalri Máquinas e Irrigação – Facilidade para produzir mais;

- Avesul e Avioeste – na Expo Tapejara, com condições especiais para climatização de aviários;

- Metalzan Indústria Metalúrgica – estruturas metálicas e tecnologia para avicultura e suinocultura.

.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas