Cerca de 30% dos produtores de Ibiaçá ainda não fizeram a declaração de rebanho
PECUÁRIA
784

Cerca de 30% dos produtores de Ibiaçá ainda não fizeram a declaração de rebanho

Ao todo, 450 produtores devem fazer o procedimento

Por Belchyor Teston
08/07/2024 13:22
Compartilhar
        


O prazo para a Declaração Anual de Rebanho está aberto desde o dia 15 de abril no Rio Grande do Sul. Apesar de passados quase três meses desde o início do procedimento e de o período ter sido ampliado devido às enchentes que atingiram o estado ao longo do mês de maio, cerca de 30% dos produtores de Ibiaçá ainda não atualizaram o cadastro da propriedade.

A informação foi divulgada na última sexta-feira (05) pela Inspetoria Veterinária do município. De acordo com o órgão, que é vinculado ao Governo do Estado, cerca de 160 pecuaristas ainda precisam efetivar o procedimento, que pode ser feito pela Internet ou presencialmente no escritório da Inspetoria.

A estimativa do órgão, com base nos números do ano anterior, é de que haja cerca de 8 mil animais a serem declarados no município. Obrigação sanitária de todo produtor rural gaúcho detentor de animais, a Declaração Anual de Rebanho conta com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.

Prazo ampliado

O prazo inicial encerraria no dia 14 de junho, mas foi ampliado até o dia 31 de julho devido às chuvas de maio, que causaram a queda nos sistemas da Procergs. Até lá, os produtores devem atualizar o saldo dos animais da propriedade, sob pena de multa mínima de R$ 2,5 mil.

Em Ibiaçá, o produtor pode realizar o procedimento pela internet, ou no escritório da Inspetoria Veterinária, localizado na Rua Marechal Castelo Branco, antiga sede da Unidade Básica de Saúde.

No ano passado, 10 produtores de Ibiaçá deixaram de realizar o procedimento.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas