O escritório da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Tapejara recebeu 29 declarações de rebanho em dois dias de abertura do prazo. Desde a última segunda-feira (15), produtores de todo o Rio Grande do Sul, que possuem cadastro ativo no sistema agropecuário do estado, devem atualizar o saldo dos animais da propriedade.
O número de pecuaristas tapejarenses que já realizaram o procedimento corresponde a 5% do total de 579 declarações que o escritório municipal espera receber até o final do prazo, em 14 de junho. De acordo com os dados do órgão, com base nos números do ano passado, mais de 12 mil animais devem ser declarados em 2024, entre bovinos, equinos, ovinos e suínos.
O médico veterinário Bergson Lima, fiscal agropecuário do escritório local, ressalta que o produtor que não possui mais animais na propriedade também deve fazer a declaração ou inativar o cadastro de agronegócio. “Mesmo não tendo animais na propriedade, mas se possui cadastro ativo, tem que declarar ou inativar o seu agronegócio. Essa declaração é de suma importância para que o estado do Rio Grande do Sul mantenha o status frente às organizações mundiais, principalmente para os países que compram produtos de origem animal e vegetal do estado”.
A declaração do rebanho pode ser feita de duas formas: pela Internet, no site do Sistema de Defesa Agropecuária; ou, presencialmente, mediante entrega do formulário preenchido ou informando verbalmente no escritório da Inspetoria de Defesa Agropecuária.
Jornalismo Rádio Tapejara