Antiga sede do parlamento gaúcho volta a receber sessões
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
324

Antiga sede do parlamento gaúcho volta a receber sessões

Em agosto, sessões plenárias acontecerão no antigo casarão

02/07/2023 12:37
Compartilhar
        


Em agosto, as sessões plenárias do parlamento gaúcho ocorrerão no Memorial do Legislativo, localizado na rua Duque de Caxias 1029.

Uma resolução da Mesa Diretora, aprovada dia 11/07, determinou a transferência para permitir a realização de obras de reforma no Plenário 20 de Setembro, com objetivo de garantir mais segurança e acessibilidade ao público que frequenta as galerias. A medida tem prazo de 30 dias, mas poderá ser prorrogada caso haja necessidade.

Na terça-feira (1º), foi a primeira vez, desde 1967, que o antigo casarão voltou a abrigar sessões deliberativas. A última sessão plenária realizada lá ocorreu em 19 de setembro de 1967.

No dia seguinte, os parlamentares já se deslocaram para o prédio atual, o então recém-construído Palácio Farroupilha, onde se deu a sessão solene que instaurou a nova fase do Parlamento. Após a restauração do Casarão e abertura do Memorial, em 2009, o plenário Bento Gonçalves vinha sendo utilizado para a realização de sessões solenes e especiais, seminários e simpósios.

O prédio do Memorial do Legislativo tem 233 anos e foi a primeira sede do parlamento do Rio Grande do Sul. Erguida em 1790, a edificação é a mais antiga de Porto Alegre e a única do século XVIII ainda de pé na cidade. Foi sede da Provedoria (tesouraria) da Real Fazenda, cadeia, sede do Conselho Geral da Província, sede da Assembleia Provincial e da Assembleia Legislativa.

Depois de abrigar atividades parlamentares por 132 anos, o casarão passou a ser o endereço de repartições do Poder Executivo. E os deputados transferiram seus gabinetes para o novo prédio, o Palácio Farroupilha, localizado do outro lado da rua.

Fonte: Rádio Vang FM




Notícias Relacionadas