Operação da Draco desarticula quadrilha que realizava assaltos a joalherias em Passo Fundo e cidades da região.
POLÍCIA
368

Operação da Draco desarticula quadrilha que realizava assaltos a joalherias em Passo Fundo e cidades da região.

Por Alessandra Staffortti
23/04/2025 08:07
Atualizado: 23/04/2025 10:13
Compartilhar
        


A POLÍCIA CIVIL, por meio da DRACO Passo Fundo, coordenada pelo Delegado Venicios Demartini, cumpre na manhã desta quarta-feira (23/04) 16 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão preventiva. As ordens judiciais fazem parte da operação “Ouro Fácil”.

As investigações revelaram que, ao longo do último ano, um grupo criminoso organizado realizou ao menos 12 roubos a joalherias em Passo Fundo e cidades da região. Os criminosos atuavam de forma altamente estruturada, utilizando veículos para os ataques, que eram abandonados logo após os crimes. Em seguida, um segundo carro dava suporte à fuga, retirando os autores do local. Os objetos roubados eram ocultados em residências de terceiros ligados ao grupo, para posterior revenda do ouro e de outros itens a receptadores especializados.

As apurações também apontaram que o núcleo de comando da quadrilha estava dentro do sistema penitenciário. De lá, os líderes transmitiam ordens aos executores em campo, que contavam com o apoio de familiares usados como “laranjas” para movimentação de valores, ocultação de objetos e veículos que eram de propriedade do grupo, ou alugados por terceiros.

Na manhã de hoje, a operação foi deflagrada simultaneamente em Passo Fundo e mais três cidades da região, com a participação de 58 policiais civis. Seis pessoas foram presas preventivamente pelo crime de organização criminosa e uma presa em flagrante por tráfico de entorpecentes. As investigações estão em estágio avançado e devem ser concluídas, sob sigilo, nos próximos dias.

A ação policial contou com o apoio da 6ªDPRI, 1ªDP, 2ªDP, DHPP, DEAM, DPCA, DP Ernestina, DP Marau, DP Tapejara, DP Nova Alvorada, DP Carazinho, DP Não Me Toque e DP Victor Graeff.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio de suas unidades e setores especializados, como é o caso da DRACO, reafirma seu compromisso com a defesa da ordem pública, a proteção ao patrimônio dos cidadãos e o combate firme e qualificado à criminalidade organizada.

Denúncias para a DRACO, inclusive pelo WhatsApp, 54-3311-2244.

.

Fonte:

Draco




Notícias Relacionadas