O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta quinta-feira (3) a renovação da presença da Força Nacional em território gaúcho. O efetivo que veio em maio para atuar na inundação e que permanecia até esta semana na Região Metropolitana será realocado no município de Água Santa, na região Norte.
A decisão atende a um pedido do governo gaúcho e tem como objetivo reforçar a segurança na Terra Indígena Carreteiro. O período de presença da Força Nacional no RS havia sido encerrado, oficialmente, em 17 de setembro após três renovações. O novo prazo prevê que os agentes fiquem por 60 dias atuando na área.
Nesta quinta, já após a portaria ser publicada, um homem foi morto a tiros durante uma disputa pelo cacicado de uma tribo na Terra Indígena Carreteiro.
Após atuar em resgates, os agentes enviados para a ajuda humanitária vinham auxiliando no policiamento ostensivo. Outras equipes da Força Nacional também estão em quatro territórios indígenas do Norte: Cacique Doble, Passo Grande do Rio Forquilha, Guarita e Nonoai. Em Nonoai, a missão segue até 12 de outubro.
A Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um programa de cooperação federativa instituído em 2004 pelo Ministério da Justiça. Sob os moldes das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa busca auxiliar, na área de segurança pública, os Estados e o Distrito Federal em tempos de crise.
O contingente mobilizável da Força Nacional é composto por servidores que tenham recebido o treinamento especial para atuação conjunta. A formação, chamada de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), submete os profissionais a treinamentos físico e intelectual. Alguns temas abordados no curso são:
Direitos Humanos
Atuação em território indígena
Policiamento ambiental
Policiamento em meio aquático
Doenças tropicais e infecciosas
Atendimento pré-hospitalar tático
Busca e resgate em deslizamentos
Busca e resgate em inundações
Compõem o quadro da Força Nacional: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos Estados e do Distrito Federal.
.
Fonte:
GZH