Agentes da Força Nacional que vieram ao RS por causa da enchente são deslocados para território indígena de Água Santa
SEGURANÇA
2.5K

Agentes da Força Nacional que vieram ao RS por causa da enchente são deslocados para território indígena de Água Santa

Por Alessandra Staffortti
04/10/2024 10:16
Atualizado: 04/10/2024 10:17
Compartilhar
        


O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta quinta-feira (3) a renovação da presença da Força Nacional em território gaúcho. O efetivo que veio em maio para atuar na inundação e que permanecia até esta semana na Região Metropolitana será realocado no município de Água Santa, na região Norte.

A decisão atende a um pedido do governo gaúcho e tem como objetivo reforçar a segurança na Terra Indígena Carreteiro. O período de presença da Força Nacional no RS havia sido encerrado, oficialmente, em 17 de setembro após três renovações. O novo prazo prevê que os agentes fiquem por 60 dias atuando na área.

Nesta quinta, já após a portaria ser publicada, um homem foi morto a tiros durante uma disputa pelo cacicado de uma tribo na Terra Indígena Carreteiro.

Após atuar em resgates, os agentes enviados para a ajuda humanitária vinham auxiliando no policiamento ostensivo. Outras equipes da Força Nacional também estão em quatro territórios indígenas do Norte: Cacique Doble, Passo Grande do Rio Forquilha, Guarita e Nonoai. Em Nonoai, a missão segue até 12 de outubro.

A Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um programa de cooperação federativa instituído em 2004 pelo Ministério da Justiça. Sob os moldes das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa busca auxiliar, na área de segurança pública, os Estados e o Distrito Federal em tempos de crise.

O contingente mobilizável da Força Nacional é composto por servidores que tenham recebido o treinamento especial para atuação conjunta. A formação, chamada de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), submete os profissionais a treinamentos físico e intelectual. Alguns temas abordados no curso são:

Direitos Humanos

Atuação em território indígena

Policiamento ambiental

Policiamento em meio aquático

Doenças tropicais e infecciosas

Atendimento pré-hospitalar tático

Busca e resgate em deslizamentos

Busca e resgate em inundações

Compõem o quadro da Força Nacional: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos Estados e do Distrito Federal.

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas