Falhas em poços provocam desabastecimentos de água em Tapejara e Ibiaçá
SANEAMENTO
906

Falhas em poços provocam desabastecimentos de água em Tapejara e Ibiaçá

Informação foi confirmada nesta sexta-feira

Por Belchyor Teston
07/06/2024 14:59
Compartilhar
        


Os episódios de falta de água que afetam Ibiaçá e Tapejara desde esta quinta-feira (06) foram provocados por falhas em poços de abastecimento nas duas cidades. A informação foi divulgada pelo gerente da unidade da Corsan em Tapejara, Zauri Antônio Bottan Junior, na manhã desta sexta-feira (07).

Tapejara

Em Tapejara, um problema elétrico na bomba do poço nº10 prejudicou a alimentação dos reservatórios e afetou o abastecimento do Bairro São Paulo. Em nota divulgada ontem, a Companhia afirmou que havia sido feita a manutenção da unidade e a estimativa era de que a vazão fosse normalizada durante a madrugada. No entanto, conforme Zauri, nesta sexta-feira as equipes ainda aguardavam a chegada de uma nova bomba de Porto Alegre para fazer a substituição.

“O poço 10 deu problema na bomba e vamos ter que substituir. Estamos tentando agilizar para colocar em operação mais um poço, que estava previsto para ser colocado, mas ainda não foi, que é o 16. E aguardando a chegada da bomba que está vindo de Porto Alegre para substituir no poço 10. Por isso estamos com falta de água no [bairro] São Paulo”, afirmou.

Ibiaçá

Em Ibiaçá, o gerador responsável pelo funcionamento do poço Nº01 não ligou ontem à noite. O mesmo gerador havia apresentado problemas nesta semana e teve o motor substituído pelas equipes de manutenção.

Ainda conforme Zauri, dois vazamentos foram identificados e consertados durante o dia, o que já havia provocado desabastecimento ou baixa vasão para usuários da cidade. Com a falha no gerador, o reabastecimento, previsto para ocorrer à noite, ficou prejudicado.

“O gerador não ligou. Nesta semana ele trancou o motor, veio outro. E nessa noite ele não ligou. Estamos aguardando a manutenção e estamos ainda sem o gerador. E com menos produção em decorrência dos vazamentos de ontem”, explicou.

“Estou tentando agilizar para fazer funcionar essas situações e conseguir restabelecer mais rapidamente possível”, concluiu.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas