Santuário de Ibiaçá recebe encontros de sacerdotes da Diocese de Vacaria
RELIGIÃO
1.3K

Santuário de Ibiaçá recebe encontros de sacerdotes da Diocese de Vacaria

Por Belchyor Teston
29/05/2024 13:59
Compartilhar
        


O Santuário de Ibiaçá recebeu, nos últimos dias, dois encontros de padres da Diocese de Vacaria. O primeiro, realizado na quinta-feira da semana passada, dia 23, reuniu os sacerdotes com menos de 10 anos de ordenação. Já o encontro promovido nesta terça-feira (28), também em Ibiaçá, foi destinado aos padres com tempo de ordenação superior a 10 anos.

Bispo da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra destacou o momento de partilha entre os religiosos. “Dois grupos distintos que se encontraram com o objetivo de partilhar a vida. Nós temos como tradição na Igreja ter muitas reuniões que são pastorais, algumas vezes reuniões administrativas também, que têm uma pauta própria e exigem de nós discernimento e compreensão de como conduzir a vida pastoral da Igreja. Mas esses dois encontros não tiveram nem pauta pastoral, nem pauta administrativa. São encontros de partilha da vida entre o bispo, pastor da diocese, e os seus colaboradores mais próximos, que são os presbíteros. O que fizemos foi partilhar a vida: como temos a experimentado dentro daquilo que nos alegra, aquilo que nos sustenta na vida de presbíteros, aquilo que tem sido desafio e aquilo que gera esperança no ministério dos padres”.

O religioso, que está à frente da Diocese de Vacaria desde 2018, destacou a importância dos encontros na vida dos sacerdotes. “Os momentos são sempre muito ricos, muito bonitos, de muita abertura de coração, e também há uma grande chance para que cada presbítero sinta um pouco o caminho do seu irmão presbítero, do seu colega. Há uma prática de mútua ajuda. Depois de cada um partilhar a sua experiência, os irmãos presbíteros podiam fazer perguntas, acrescentar, comentar o depoimento do colega”.

Sílvio também agradeceu ao reitor do Santuário de Ibiaçá, Pe Edio Bresolin, pelo espaço cedido para os encontros e pediu orações pelas vocações. “Sempre nos recebem muito calorosamente e nos oferecem também a estrutura para esses encontros. Rezem sempre pelos nossos presbíteros e pelas vocações. Precisamos muitos jovens caminhando para se tornarem os pastores de nossas paróquias na diocese”.

Os encontros de presbíteros acontecem anualmente no mês de maio.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas