O evento ocorreu no último domingo (06) e contou com a presença de lideranças municipais e estaduais, incluindo o governador Eduardo Leite.
Milhares de pessoas prestigiaram o momento, consolidando o local como um ponto de peregrinação, além de atrativo turístico regional e estadual.
O monumento do Cristo Protetor possui 43 metros de altura e 39 metros de envergadura entre os braços, superando outros grandes monumentos semelhantes espalhados pelo mundo, incluindo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A construção contou com a participação direta da comunidade, que contribuiu com recursos para viabilizar o projeto.
Entre os diversos atrativos estão um elevador que leva os visitantes até o coração da estátua, uma capela integrada à mata nativa e outros espaços pensados para o público visitante, totalizando mais de 12 mil metros quadrados de área.
A solenidade teve início com uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e também pelo cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial da Ordem dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática.
Durante a celebração, também foram homenageadas as vítimas do trágico acidente com o ônibus que transportava estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.
Jornalismo Rádio Tapejara