Nos dias 06 e 07 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara e Santa Cecília do Sul (STR), promove uma nova edição do curso de Nota Fiscal Eletrônica. A capacitação é ministrada pela instrutora do Senar-RS, Carina Trevisan, e tem como objetivo preparar os produtores rurais para a transição do tradicional talão de produtor para o sistema eletrônico.
Durante o curso, os participantes são orientados sobre a emissão de notas fiscais para diferentes tipos de operações, como venda para empresas, entidades públicas, outros produtores e consumidores finais. Também, são abordados temas como tributação, isenções e procedimentos de cancelamento e correção de notas, além do uso do sistema off-line para garantir autonomia aos produtores.
Segundo Carina, a adesão à Nota Fiscal Eletrônica ainda enfrenta resistência, principalmente devido ao receio dos produtores em lidar com a tecnologia. "Nosso objetivo é que eles saiam do curso com segurança para emitir suas notas, compreendendo a importância desse processo não apenas para tributação, mas também para a segurança e documentação de suas atividades", explicou.
A obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica já está em vigor para produtores que faturaram acima de R$ 360 mil em 2023 e 2024. Para os demais, a exigência passa a valer em 2026, com exceção daqueles que realizam operações interestaduais, que já devem emitir o documento.
O Sindicato reforça a importância da capacitação e informa que novas turmas do curso serão organizadas para atender a demanda dos produtores. "A tecnologia está aí para facilitar e dar mais segurança ao setor. É fundamental que todos busquem conhecimento para se adaptar a essa nova realidade", destacou a instrutora.
Para mais informações sobre próximos cursos, os interessados podem entrar em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara e Santa Cecília do Sul.
.
Fonte:
Fonte Agência de Jornalismo
61.639.820 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.