O ano iniciou com uma medida de resposta do governo para médicos peritos do INSS. Este trabalho é peça fundamental para quem busca um benefício ou simplesmente precisa do amparo legal em um momento que não pode trabalhar. Desde a segunda-feira (27), a nível de Brasil, as perícias que estão direcionadas a médicos em estado de greve serão automaticamente reagendadas pela Dataprev para outro perito que esteja atendendo normalmente.
Os segurados que precisam passar por perícia serão notificados sobre o dia e o horário do novo agendamento por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, com mensagens automáticas. Segundo o ministério, desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos fazem greve parcial, atendendo número reduzido de perícias. O motivo da greve é a inconformidade de associação da categoria com acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que declarou ilegais dispositivos do acordo de greve de 2022, que reduziu em 40% a produtividade dos peritos.
Passo Fundo conta com uma unidade regional do INSS, localizada na Rua Coronel Chicuta, próximo da Gare. O local recebe diariamente dezenas pessoas, muitas vindas da região, em busca de atendimento.
Na agência de Passo Fundo não há médicos que aderiram à greve. Desta forma, o atendimento às perícias agendadas segue acontecendo normalmente.
.
Fonte:
Uirapuru