Confira as informações gerais do certame
Na noite de ontem, quarta-feira (15), ocorreu o congresso técnico, ou reunião geral, do Campeonato Aberto de Verão de Futsal de Tapejara edição 2025. Na ocasião estiveram presentes cerca de 20 representantes de algumas das 48 equipes inscritas na competição. Durante a reunião, temas importantes como regulamento, formato e chaveamento da competição foram tratados e definidos.
O campeonato irá iniciar no próximo domingo 19 de janeiro. As três partidas que darão o “start” na competição deverão iniciar próximo das 18h com protocolo formal de abertura. Como é feito de forma tradicional, os três atuais campeões da cada categoria entrarão em quadra, a definição dos adversários foi feita através de sorteio com equipes da mesma chave dos respectivos vencedores da 55ª edição, por tanto, os jogos de abertura serão os seguintes:
- Categoria Veterana: Galaxy Triesse Engenharia (atual campeão) x Palermo;
- Feminino Livre: APF/Aliança (atual campeão) x Flamengo;
- Masculino Livre: Movimento Sem Time/Rotomold x Capela São Paulo;
Os jogos da fase inicial vão ser realizados nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras. O Tempo de duração do certame deverá ser de aproximadamente três meses, a expectativa do departamento de esportes de Tapejara é que os jogos sigam até meados de abril.
Outro ponto importante e bastante discutido entre os presentes foi a questão dos atletas, alguns questionamentos ocorreram em relação a possibilidade de jogadores que não atuarem na fase classificatória e que ocasionalmente atuem apenas nos jogos finais. Foi definido, junto dos presentes, que as equipes terão livre escolha para a utilização de seus jogadores, por tanto, desde que inscritos no tempo estipulado, os mesmos poderão jogar ou apenas as fases inicias ou as finais, ou seja, não há necessidade de participar da fase inicial para estar autorizado a jogar as partidas eliminatórias.
A categoria masculina vai contar inclusive com a já tradicional Série B. Equipes que forem eliminadas na fase de oitavas de final poderão seguir disputando a competição, porém na “Série Prata”.
Na divisão masculina veterana poderão ser inscritos jogadores nascidos até o ano de 1990.
Em todas as categorias, as equipes podem inscrever até no máximo 18 atletas para a disputa do campeonato.
Confira o chaveamento de cada categoria.
*Veteranos
Com oito equipes inscritas, a categoria veterana foi dividida em duas chaves com quatro times cada. Todos os times estarão automaticamente classificados para as quartas de final, a principal disputa será a posição de cada um, afinal, na fase eliminatória o primeiro colocado enfrentará o quarto da outra chave e o segundo enfrentará o terceiro.
Chave A
-A. Palermo – Nei Gesso;
-A.B.E.G. Galaxy/Triesse Engenharia;
-AB.E.G. Galaxy/Time B;
-Metalúrgica Guiana;
Chave B
-Napoli Futsal;
-MST/Super Mercado São Cristóvão;
-Sports Boys – Erechim;
-Seleção Fronteira;
*Feminino Live
Na categoria feminina nove equipes estão inscritas. Assim como na divisão veterana, este naipe será dividido em duas chaves, uma com quatro e outra com cinco times. A fase eliminatória se iniciará nas quartas de final, onde, o primeiro colocado enfrenta o quarto colocado da outra chave, e o segundo joga contra o terceiro da chave paralela. O quinto colocado do grupo que ficou com cinco times estará eliminado.
Chave A
-Juventus;
-APF/Aliança;
-Flamengo F.C.;
-Borussia F.F.;
-100 Pressão;
Chave B
-TMC Feminino;
-Kika F.C./Marcos Funileiro;
-ADERGS;
-Capela São Paulo;
*Masculino Livre
Com 31 times inscritos, a categoria livre masculina promete mais uma vez ser histórica. Equipes das mais diversas cidades garantiram a inscrição e reforços de Liga Gaúcha e Federação Gaúcha, bem como grandes atletas locais e regionais estão sendo anunciados pelas agremiações de Tapejara e região.
As equipes foram divididas em seis chaves, cinco delas com cinco times e uma com seis. No grupo com seis times, os três primeiros colocados seguem para as oitavas de final, nas demais os dois melhores colocados de cada uma e os três melhores terceiros colocados gerais seguirão adiante, as outras equipes estarão eliminadas.
Posterior ao fim da fase inicial, os classificados serão divididos em dois potes. No pote A ficarão os primeiros colocados e os dois melhores segundos colocados. No pote B, ficam os demais times. A partir disso será realizado o sorteio dos duelos de oitavas de final.
A série B será formada pelas equipes que forem eliminadas nas oitavas de final, de forma simples portanto, a competição inicia a partir das quartas de final e os duelos serão definidos através de sorteios.
Chave A
-Carteado;
-Galaxy F.C./Hidro Terres Manutenção de Poços;
-Juventus;
-Online Informática/Getúlio Vargas;
-Sports Boys – Erechim;
-Mecânica DM;
Chave B
-Meia Boca Juniors/Fratelli Odontologia;
-AUF/São João da Urtiga;
-Super Sasset PF;
-Atlético Futsal;
-Defensor Futsal;
Chave C
-Super Sasset;
-Carga Pesada;
-Galaxy F.C./A;
-Capela São Paulo;
-MST/Rotomold;
Chave D
-ADM/ Super Central/Água Pura Poços Artesianos;
-Dall’igna Construtora;
-Paris/Biotec;
-A. Palermo;
-Adergs;
Chave E
-Borussia Futsal;
-Venezia B;
-Unidos de Quinta;
-Sevilla F.C./Barbearia Don Pancho;
-Seleção Fronteira;
Chave F
-Venezia A;
-Palmeiras de Ventarra;
-Eron’s F.C./Plim Arquitetura;
-A Baixada;
-Amigos da Vila;
O Aberto de Verão de Tapejara a cada nova edição toma proporções ainda maiores, a expectativa para a 56ª edição não é diferente daquilo que o certame promete, em todas as categorias fortes e grandes equipes estarão na disputa o que deverá valorizar ainda mais a competição que segue com mais de meio século de história.
A Rádio Tapejara acompanhará de perto com transmissões e coberturas exclusivas durante todo o período de duração do certame.
Jornalismo Esportivo Rádio Tapejara
61.617.217 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.