Mar calmo, limpo e claro têm sido as características da água nas praias do Litoral Norte. A informação é do tenente Paulo Roberto que participa da Operação Verão. A condição tem sido verificada desde os primeiros dias da operação. O tradicional “chocolatão” das praias gaúchas, segundo o tenente, ainda não apareceu.
Esse é um dos motivos que tem feito a procura aumentar nesse início de ano. Diretamente de Xangri-lá, o tenente Paulo Roberto informou ontem que a procura também é grande por parte dos argentinos. “O sotaque castelhano nas praias gaúchas voltou com mais intensidade neste verão. Depois de muitos anos de retração de visitas dos ‘hermanos’ argentinos, neste verão a presença deles está acentuada.
Isso se deve em relação a desvalorização do real em relação ao dólar e também à valorização do peso argentino fazem com que as viagens ao exterior dos argentinos se tornem mais baratas”, comenta.
Ainda de acordo com o tenente, cerca de 60% das reservas em hotéis e pousadas do litoral gaúcho é de turistas argentinos. Isso tem aumentado a expectativa de bons resultados para o comércio ambulante, restaurantes, postos de combustíveis e comércio em geral.
Com a grande procura, aumenta a preocupação com a segurança, por isso a grande importância das ações da Operação Verão. Conforme o tenente, nos primeiros 16 dias, foram realizados 234 salvamentos e mais de 1.100 ações preventivas. Até o momento, a maioria dos dias foi de bandeira amarela.
.
fonte:
Uirapuru