A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou, nesta sexta-feira (03/01), crimes ambientais , nos municípios de Gentil e Coqueiros do Sul.
No interior de Gentil, através do alerta emitido pela plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM constatou, através da análise das imagens e medição da área, a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, atingindo de 17.300 metros quadrados. Parte desta destruição, atingiu Área de Reserva Legal (ARL). Não havia licença do órgão ambiental competente para intervenção no local.
No município de Coqueiros do Sul, após receber uma denúncia anônima, os policiais militares flagraram a destruição de vegetação nativa, em três pontos distintos, dentro de uma mesma propriedade, atingindo uma área de 11.300 metros quadrados. Em análise das espécies remanescentes, pode-se identificar a destruição de árvores como Canela, Timbó, Aroeira e Camboatá. O manejo foi realizado sem licenciamento.
Também em Coqueiros do Sul, em outra propriedade, fora constada a destruição de vegetação nativa, atingindo 407 metros quadrados, destruindo árvores, popularmente conhecidas por Canela, Aroeira, Camboatá, Coqueiro-jerivá e Pitangueira. Ainda, em inspeção no local, a equipe do 3º BABM flagrou a captação de água da Cascata Rio Bonito, com uso de canos PVC, atingindo de 33 metros de extensão e desaguando em um açude localizado na propriedade. O proprietário da área não possuía licença do órgão ambiental competente, para o manejo florestal, tampouco o cadastro ou dispensa do Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul – SIOUT RS.
Todos os responsáveis foram autuados e responderão pelos crimes ambientais.
Comando Ambiental - “O Braço Verde da Brigada Militar”
61.617.240 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.