Situação semelhante ocorreu em Tapejara na última semana
As prefeituras de Charrua e de Vila Lângaro emitiram alertas sobre golpes envolvendo o uso do nome de órgãos públicos municipais. Nos dois casos, os avisos são referentes ao envio de mensagens alegando pendências em alvarás.
Situação semelhante já havia ocorrido em Tapejara na semana passada e em outros municípios da região norte, o que motivou um alerta emitido pela Polícia Civil.
As fraudes envolvem o envio de mensagens a empresas, supostamente se passando por órgãos públicos oficiais, afirmando que há pendências com o alvará das organizações. Essas comunicações – geralmente enviadas por e-mail ou mensagens de texto no celular – apresentam um endereço eletrônico para que o usuário “regularize a situação”.
Esses endereços podem conter vírus ou remeter a sites maliciosos com o objetivo de coletar informações sensíveis dos usuários.
De acordo com o delegado regional Adroaldo Schenkel, situações que envolvam solicitações de pagamentos devem ser sempre verificadas antes de qualquer transação. Ele alerta que é fundamental verificar a origem do comunicado, especialmente se não for utilizado domímios oficiais, como o “gov.br”.
Se ainda houver dúvidas, o delegado orienta que o cidadão consulte diretamente os órgãos oficiais.
Confira os alertas
Prefeitura de Charrua
“Atenção, população de Charrua!
A Prefeitura Municipal de Charrua informa que os servidores públicos não realizam ligações para empresários ou cidadãos alegando supostas irregularidades em alvarás de funcionamento.
Qualquer dúvida sobre a regularização de documentos ou outros serviços deve ser tratada diretamente na Prefeitura. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão pelo telefone (054) 3108-0011 ou presencialmente em nossa sede.
Reforçamos que essa é uma medida para proteger a comunidade de possíveis golpes. Contamos com a colaboração de todos para compartilhar essa informação.”
.
Prefeitura de Vila Lângaro
“AVISO IMPORTANTE
A Secretaria Municipal da Fazenda informa que empresas do município estão recebendo e-mails falsos sobre supostas pendências no alvará de funcionamento.
Esclarecemos que esses e-mails não são enviados por nenhum órgão da Prefeitura e podem se tratar de tentativas de golpe.
Orientamos a todos que:
Desconfiem de mensagens suspeitas;
Evitem clicar em links ou baixar arquivos de remetentes desconhecidos;
Utilizem apenas os canais oficiais da Prefeitura para confirmar informações.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda”
.
Jornalismo Rádio Tapejara
61.409.685 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.