Nesta terça-feira (19/11), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou pássaros silvestres mantidos em cativeiro, em Erechim.
Após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º BABM flagrou, nos fundos de duas residências no bairro Redenção, 10 pássaros silvestres, mantidos em gaiolas, sem condições adequadas de higiene e não havia alimentação suficiente.
Os moradores não possuíam a autorização/ licença, do órgão ambiental competente, para criação amadora de passeriformes silvestre - SISPASS. E diante do fato, foram autuados em flagrante, sendo lavrado um Termo Circunstanciado pelo crime contra a fauna.
As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas
Os pássaros, identificadas como sabiá-coleira (Turdus albicollis), Azulão (Cyanoloxia brissonii), Coleirinho (Sporophila caerulescens), trinca-ferro (Saltator similis), sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus), cardeal (Paroaria coronata), espécies nativas da fauna brasileira e um pintagol (ave híbrida) foram resgatados e encaminhados a um centro de reabilitação, onde passarão por avaliação de um biólogo e poderão ser reinserido ao habitat natural.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça a importância de denunciar práticas ilegais como a criação de animais silvestres sem autorização, e alerta que a captura, a venda e a manutenção de aves silvestres em cativeiro são crimes que prejudicam gravemente a fauna e o meio ambiente.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
61.249.313 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.