“Muito feliz por trazer esse troféu para Água Santa”, comemora campeão do Causo no ENART 2024
CULTURA
829

“Muito feliz por trazer esse troféu para Água Santa”, comemora campeão do Causo no ENART 2024

Igor Gava, de 27 anos, representa CTG de Marau

Por Belchyor Teston
18/11/2024 15:48
Atualizado: 18/11/2024 20:09
Compartilhar
        


Representante do CTG Felipe Portinho, de Marau, o aguassantense Igor Emanoel Gava, de 27 anos, foi campeão do ENART 2024 na modalidade Causo. O tradicionalista concorreu com outros 32 candidatos classificados à final do evento, que aconteceu ao longo do último fim de semana, entre mais de 100 participantes das etapas regionais.

Ainda no sábado, Gava apresentou o causo do Miguel Picareta – história que rendeu o título desta edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha.

“O causo não tem nada a ver com mentira. O causo foi criado com o intuito de relembrar o passado, relembrar tudo aquilo que acontecia ao redor do fogo de chão. Em um tempo onde não se existia as tecnologias de hoje em dia, onde a maior diversão, maior passatempo, era sentar ao redor do fogo de chão, junto dos amigos, ou embaixo de uma sombra, para contar causos e façanhas do passado. Relembrar camperiadas, relembrar fatos de superstições, assombrações”, explicou.

Igor foi classificado à final do ENART 2024 após vencer na etapa inter-regional, que aconteceu em Erechim nos dias 03 e 04 de agosto. “Agora, represento o Rio Grande do Sul na final do Nacional, que é onde se reúnem os campeões de todos os estados, e que acontece em Brasília. Apesar de eu representar o CTG Felipe Portinho, de Marau, sempre fui aguassantense e sempre falo do orgulho que tenho dessa terra. Estou muito feliz por trazer esse troféu para Água Santa”, comemorou.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas