Representante do CTG Felipe Portinho, de Marau, o aguassantense Igor Emanoel Gava, de 27 anos, foi campeão do ENART 2024 na modalidade Causo. O tradicionalista concorreu com outros 32 candidatos classificados à final do evento, que aconteceu ao longo do último fim de semana, entre mais de 100 participantes das etapas regionais.
Ainda no sábado, Gava apresentou o causo do Miguel Picareta – história que rendeu o título desta edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha.
“O causo não tem nada a ver com mentira. O causo foi criado com o intuito de relembrar o passado, relembrar tudo aquilo que acontecia ao redor do fogo de chão. Em um tempo onde não se existia as tecnologias de hoje em dia, onde a maior diversão, maior passatempo, era sentar ao redor do fogo de chão, junto dos amigos, ou embaixo de uma sombra, para contar causos e façanhas do passado. Relembrar camperiadas, relembrar fatos de superstições, assombrações”, explicou.
Igor foi classificado à final do ENART 2024 após vencer na etapa inter-regional, que aconteceu em Erechim nos dias 03 e 04 de agosto. “Agora, represento o Rio Grande do Sul na final do Nacional, que é onde se reúnem os campeões de todos os estados, e que acontece em Brasília. Apesar de eu representar o CTG Felipe Portinho, de Marau, sempre fui aguassantense e sempre falo do orgulho que tenho dessa terra. Estou muito feliz por trazer esse troféu para Água Santa”, comemorou.
Jornalismo Rádio Tapejara