Única escola estadual de Barracão, no norte gaúcho, o Colégio Jesus Menino segue interditado há dois meses por problemas na rede elétrica. A elaboração do projeto está em fase de conclusão, mas ainda sem data para início das obras, informou a Secretaria Estadual de Obras Públicas.
Em razão do problema, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) diz que os 201 estudantes que frequentam a instituição seguem em regime de revezamento de turnos. As turmas alternam entre aulas presenciais e remotas, inclusive em uma sala improvisada no ginásio do colégio.
A instituição foi interditada em 27 de agosto pelo Corpo de Bombeiros, por causa de problemas fiação. A comunidade local relata que a estrutura é precária há anos. Segundo o presidente do Conselho de Pais e Mestres (CPM), Vanderlei José Pessato, a preocupação é com o próximo ano letivo.
— A situação cada dia fica mais difícil, estamos esperando um retorno o quanto antes. Os alunos que estão no ginásio ficam até emocionalmente afetados, se sentem diferentes daqueles que não estão. A gente pede que se faça o possível pra não chegar fevereiro e começar o ano letivo dessa forma — reitera.
Conforme os bombeiros, a situação apresentava risco aos alunos e o local só será liberado após laudo de engenheiro eletricista. O projeto está em fase de conclusão. Uma vez finalizado, deve seguir para orçamento e licitação. Conforme a Secretaria Estadual de Obras Públicas, não há um prazo para o início das obras.
.
Fonte:
GZH / Passo Fundo