Eleitores de Dois Lajeados votam por não construir nova sede da prefeitura em parque
GERAL
415

Eleitores de Dois Lajeados votam por não construir nova sede da prefeitura em parque

Por Alessandra Staffortti
07/10/2024 10:18
Compartilhar
        


A maioria dos eleitores de Dois Lajeados votou por não construir um novo Centro Administrativo Municipal em uma área do Parque de Eventos João Pizzol, no plebiscito realizado junto com a votação para a prefeitura e Câmara de Vereadores do município da Serra do RS.

A cidade foi uma das cinco, em todo o país, a realizar uma consulta pública durante a escolha de prefeito e vereadores.

O voto pela não construção no parque somou 2.225 eleitores – 81,44% do total. E 507 eleitores –18,56% do total, votaram pelo sim. O resultado foi conhecido às 21h10.

A votação começou pelos candidatos a prefeito e vereador. A candidata Fabi (PP) venceu com 1,85 mil votos, 66,12% dos votos válidos.

A seguinte pergunta na tela da urna: "Você é a favor que o Novo Centro Administrativo Municipal seja construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol?". As opções "Sim" e "Não" serão representadas, respectivamente, pelos números "1" e "2". Qualquer outra resposta será considerada como nula.

Entenda projeto

Em Dois Lajeados, o Executivo enviou, em abril de 2023, um projeto à Câmara de Vereadores pedindo a autorização para a construção do Centro Administrativo no Parque João Pizzol.

Entretanto, a proposta foi rejeitada pelos parlamentares por entenderem que o parque da cidade deve receber apenas investimentos de lazer. Mesmo assim, os vereadores decidiram que seria importante a comunidade opinar sobre o assunto e, em junho, aprovaram a realização do plebiscito.

Um plebiscito é uma forma de votação onde os cidadãos são convidados a decidir diretamente sobre uma questão importante do local. Diferente das eleições, o foco é em uma única pergunta para aprovar ou rejeitar algo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo".

A questão da construção da nova sede gerou divergências entre os moradores e representantes políticos ao longo dos anos, dificultando a execução do projeto.

Neste caso, o resultado das urnas não é absoluto. Isso porque caberá ao chefe do Executivo aprovar ou não a realização da obra a partir da opinião da comunidade – o plebiscito, por tanto, é apenas em caráter consultivo.

A Prefeitura de Dois Lajeados já estuda a construção do prédio público em outro terreno, no centro da cidade.

As consultas populares de temas locais foram incluídas por uma mudança na Constituição feita pelo Congresso em 2021.

A ideia é permitir que os cidadãos, além de escolher seus governantes municipais, opinem sobre temas específicos, ligados ao cotidiano das cidades.

As consultas precisam ser feitas junto com as eleições municipais. Cabe à Justiça Eleitoral organizar e realizar a consulta, a partir de temas que são escolhidos pelos vereadores.

Outros plebiscitos

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de Dois Lajeados, outros quatro municípios participaram de consultas populares no pleito eleitoral do próximo domingo: em Belo Horizonte, São Luís (MA), em São Luiz (RR) e em Governador Edison Lobão (MA).

.

fonte:

G1/RS




Notícias Relacionadas