Churrasco de Lagoa Vermelha vira atração em feira no Acre
CULTURA
218

Churrasco de Lagoa Vermelha vira atração em feira no Acre

Assadores do CTG Alexandre Pato estiveram em Rio Branco

Por Belchyor Teston
11/09/2024 13:19
Compartilhar
        


Considerada a Capital Nacional do Churrasco desde 2021, Lagoa Vermelha representou o prato típico gaúcho no extremo norte do Brasil durante a Expoacre 2024.

Com 27,6 mil habitantes, a cidade é conhecida pelo churrasco feito com espeto de madeira, brasa e cortes distintos, como o "chapéu de bispo" e a linguiça campeira.

Na capital acreana, Rio Branco, o evento aconteceu de 31 de agosto a 8 de setembro e contou com uma amostra autêntica da iguaria do Rio Grande do Sul através de quatro assadores do CTG Alexandre Pato.

O grupo chegou no Acre em 30 de agosto e regressou a Lagoa Vermelha na manhã desta terça-feira (10).

Essa é a segunda viagem ao estado que fica na região da Amazônia e faz fronteira com Peru e Bolívia. No ano passado, um grupo de churrasqueiros do CTG também viajou à feira para apresentar o legítimo churrasco gaúcho.

Conforme o patrão do CTG, Evandro Ferreira, o grupo faz parte da equipe permanente de assadores da entidade e foram selecionados de acordo com a disponibilidade para viajar.

"Para produzir o churrasco, nossa equipe utiliza carne lá mesmo do Acre, que é de muita qualidade e excelente para o churrasco. Para fazer uma iguaria típica de Lagoa Vermelha, levaram espeto de madeira e os temperos que utilizamos aqui", disse.

O diferencial da carne do Acre é o marmoreio que possibilita um sabor diferenciado devido ao pasto consumido pelo gado, explicou ele.

Churrasco de graça

Nesta edição do evento, foram quase 5 mil quilos de carne, com destaque para a linguiça campeira, uma das mais elogiadas.

Valdir Alves da Silva, um dos churrasqueiros e responsável pela casa de carnes do CTG Alexandre Pato, destacou a recepção calorosa dos acreanos.

"Cada vez que a gente fazia um churrasco, mais pessoas apareciam. Ao total desses dias que ficamos lá, foram consumidos cerca de 5 mil quilos de carne em sete churrascos e todo mundo queria comer um pedacinho", contou.

As carnes foram servidas gratuitamente, sempre às 20h, e os eventos de churrasco duravam até a meia-noite.

Participação confirmada em 2025

A participação do CTG Alexandre Pato na Expoacre está confirmada para o próximo ano e promete se consolidar como uma tradição no evento.

Segundo os assadores, vale a pena mesmo com o cansaço para atravessar o Brasil até o estado vizinho ao Amazonas. Na jornada até o Acre, os gaúchos saíram de Passo Fundo e fizeram escalas em São Paulo e Brasília antes de chegar a Rio Branco.

Foi quase um dia inteiro de viagem, contando com as duas horas de diferença entre fuso horários.

"O calor imenso influenciou e sentimos os efeitos da fumaça na região. A viagem foi cansativa, com duas conexões, porém, tudo gratificante. Fica um grande aprendizado e conhecimento, pois conversamos com diversas pessoas de regiões diferentes. Um intercâmbio que com certeza levaremos para a vida", pontuou Silva.

Fonte: GZH / Passo Fundo




Notícias Relacionadas