Grande Prêmio dos Países Baixos da F1 de 2024: Terceiro Treino Livre e Qualificação
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Grande Prêmio dos Países Baixos da F1 de 2024: Terceiro Treino Livre e Qualificação

Relatório do Terceiro Treino Livre e da Qualificação

Por Henrique Heilmann Zoppas
24/08/2024 22:30
Atualizado: 24/08/2024 23:17
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Aconteceram nesse sábado (24), o terceiro treino livre e a qualificação do GP da Holanda, que fez parte da 15ª etapa da temporada de 2024 da Fórmula 1.

Terceiro Treino Livre

Após as condições climáticas mistas de sexta-feira, mais chuva encharcou o estreito e sinuoso Circuito de Zandvoort no início do terceiro treino livre. Embora as rajadas variáveis de vento sentidas durante a primeira e a segunda sessões de treinos tenham pelo menos diminuído um pouco.

A pista encharcada significava que pneus de chuva eram necessários. Quando a luz verde acendeu no final do pit lane o piloto Nico Hulkenberg estava ansioso para se recuperar do acidente de sexta-feira nos treinos. Hulkenberg e seu companheiro de equipe Magnussen, ambos pilotos da Hass, foram os primeiros pilotos a entrar na pista.

À medida que mais carros surgiam, Oscar Piastri quebrou a tendência ao usar pneus intermediários, com imagens mostrando o australiano escorregando e deslizando.

Momentos depois, Hulkenberg sofreu outro momento incomum na frenagem da 11ª curva, o que mandou o alemão direto para as barreiras.

Após retornar aos boxes com a asa dianteira danificada, Hulkenberg foi notado pelos comissários por dirigir seu carro em condições inseguras, enquanto as saídas de Magnussen e George Russell na 1ª curva e uma viagem pela brita de Fernando Alonso ressaltaram quão complicadas eram as condições.

Mais drama aconteceu quando Sargeant passou por cima de uma chicane e bateu uma roda na grama na saída da 3ª curva, o que desestabilizou seu Williams, fazendo-o deslizar pela pista e causando um impacto violento nas barreiras, o que fez a bandeira vermelha ser acionada no processo.

Enquanto Sargeant confirmava que estava ileso, os fiscais começaram a trabalhar na remoção do carro do americano da pista, limpando todos os destroços e cuidando das barreiras, e os mecânicos da Williams se prepararam para reparos significativos antes da qualificação. Além disso o Williams do piloto americano ficou em chamas, com ele saindo às pressas de dentro do monoposto.

Um grande esforço de todos os envolvidos permitiu que a sessão fosse retomada, faltando dois minutos para o fim, o que desencadeou uma onda de atividade no pit lane, enquanto pilotos e equipes retornavam à pista para fazer alguns treinos finais em meio a condições um pouco mais claras.

O francês Pierre Gasly da Alpine foi o piloto que fez a volta mais rápida

Qualificação

Lando Norris da McLaren garantiu o primeiro lugar, enquanto Max Verstappen da Red Bull ficou em segundo lugar.

Oscar Piastri ficou em terceiro lugar pela McLaren, enquanto George Russell foi o líder da Mercedes em quarto. Sergio Perez também teve uma qualificação melhor do que nos últimos fins de semana, o mexicano colocando sua Red Bull em quinto.

Charles Leclerc, da Ferrari, foi o sexto mais rápido, à frente do Aston Martin de Fernando Alonso em sétimo e de um impressionante Alex Albon em oitavo pela Williams. Lance Stroll e Pierre Gasly completaram o top 10 pela Aston Martin e Alpine, respectivamente.

Q1 – Perez é o mais rápido em sessão acirrada enquanto Ricciardo sai

Dadas as condições mistas durante as sessões de treinos do fim de semana – com um FP1 seco/molhado, um FP2 seco mas com vento e um FP3 quase todo molhado – o clima também provou ser um assunto quente na tarde de sábado.

Talvez para o alívio de muitos, o sol estava aparecendo quando a qualificação começou, embora com ventos fortes persistentes.

Foi um começo movimentado para a sessão, já que a maioria do pelotão saiu com o pneu macio, e Hamilton se colocou no topo da tabela, com Norris em P2, enquanto Verstappen estava atrás em P3.

Os comissários notaram um potencial incidente impeditivo entre Hamilton e Perez, com o piloto da Red Bull tendo que levantar após encontrar a Mercedes em movimento lento. Outros, enquanto isso, estavam focados em sair da zona de perigo quando as segundas corridas começaram.

Uma fila se formou no pit lane enquanto vários pilotos se preparavam para suas voltas finais. Com margens tão finas no grid, tudo estava em jogo, já que Sainz estava entre os que estavam em risco nos últimos minutos. O espanhol conseguiu subir para P1, antes de ser empurrado para baixo enquanto outros melhoravam na frente.

Perez também parecia estar em risco, mas o mexicano deu uma volta rápida o suficiente para ir para o topo, enquanto Russell ficou em P2. Outros, porém, não tiveram tanta sorte.

Também abandonaram Ocon da Alpine – que rotulou seu carro como um “desastre” – e a dupla da Kick Sauber, Bottas e Zhou. Sargeant, por sua vez, não pôde participar após o acidente anterior, deixando-o classificado em P20.

Q2 – Sainz e Hamilton eliminados enquanto Norris foi o mais rápido

Conforme a ação continuou no Q2, replays de rádio destacaram a infelicidade de Perez em seu suposto incidente impeditivo com Hamilton, com o mexicano alegando que ele havia "desperdiçado um conjunto" de pneus devido a isso. Os comissários investigarão o incidente após a sessão.

As Ferraris de Leclerc e Sainz foram as primeiras a registrar tempos, ambas com pneus usados, antes de uma série de voltas de seus rivais verem Norris ser o mais rápido nas corridas iniciais, meros nove milésimos de segundo à frente do companheiro de equipe da McLaren, Piastri, com Russell quinhentos centésimos atrás, em terceiro.

Com as diferenças permanecendo pequenas, Sainz pode ter ficado um pouco nervoso por estar seguro por menos de um décimo na P10, enquanto Magnussen, Gasly, Tsunoda, Hulkenberg e Albon estavam todos na zona de perigo quando a segunda corrida começou.

Após melhorias de Gasly e Tsunoda colocá-los no top 10 – seguido por uma exibição impressionante de Albon para ir para P5 – Sainz foi empurrado para fora. O espanhol só conseguiu melhorar para P10 em seu próprio esforço e logo foi eliminado quando Leclerc subiu para P6.

O homem da Ferrari não foi a única vítima de alto perfil, com Hamilton fazendo uma saída surpresa em P12. Também estavam Tsunoda em 13º e os carros Haas de Hulkenberg e Magnussen em 14º e 15º.

Q3 – Norris vence Verstappen e conquista a pole com uma volta sensacional

Depois que a poeira baixou no Q2, chegou a hora da importantíssima disputa entre os 10 primeiros e, dada a ameaça contínua de chuva, seis pilotos optaram por fazer uma volta rápida. Norris estabeleceu a referência inicial com um tempo de 1m 10.074s com pneus novos, 0.119s à frente do companheiro de equipe Piastri.

Verstappen ficou em terceiro, com Russell em quarto e Leclerc em quinto, enquanto Gasly foi o último piloto a marcar uma volta cronometrada em sexto. Stroll, Alonso, Perez e Albon, enquanto isso, pareciam todos prontos para arriscar em apenas uma volta na sessão.

Os Aston Martins escolheram sair da sequência ao entrarem em uma pista limpa durante uma pausa na ação, resultando em Alonso sendo o quinto mais rápido, enquanto Stroll ficou em sétimo após uma volta um pouco confusa do canadense.

As atenções então se voltaram para as corridas finais. Enquanto Verstappen brevemente deixou a multidão louca ao ficar em P1, Norris então melhorou seu esforço inicial ao marcar 1m 09.673s, superando o holandês por mais de três décimos de segundo. Piastri fez uma comemoração dupla para a McLaren ao ficar em terceiro lugar.

Russell ficou a menos de um décimo do australiano em quarto, enquanto Perez terminou a sessão em quinto para a Red Bull. Foi o sexto para Leclerc na Ferrari, enquanto Alonso, Albon, Stroll e Gasly completaram as posições finais no top-10.

Departamento de Jornalismo da Rádio Tapejara




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