O Observatório Araucária, espaço amador dedicado à observação astronômica em Passo Fundo, no norte gaúcho, concluiu a instalação de uma nova câmera dedicada ao monitoramento de meteoros.
O novo equipamento fica posicionado em direção ao leste do Rio Grande do Sul e tem capacidade de identificar corpos celestes que entram na atmosfera da Terra a até 600 quilômetros de distância.
Além disso, a câmera flagra raios, tempestades e a passagem de satélites pela região.
Com o novo equipamento, o observatório passa a contar com três câmeras: uma voltada para o leste, outra para oeste e uma terceira para o norte. As duas primeiras são conectadas à Global Meteor Network e a última é parte de um sistema antigo da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
De acordo com o fundador do observatório, Vitor José, as câmeras são importadas de fora do Brasil e possuem alta sensibilidade para observar estrelas e meteoros.
"Essa aquisição representa avanços na astronomia amadora na região. Com essa nova câmera aumentamos a cobertura de monitoramento do observatório, conseguindo parear mais meteoros e conseguir mais dados sobre suas órbitas".
A Bramon prestou suporte na instalação do equipamento, que foi custeado pelo astrônomo amador no valor de R$ 210. A câmera também fica conectada a Global Meteor Network, que armazena online as imagens capturadas.
Fonte: GZH / Passo Fundo