Polícia Ambiental resgata veado-mateiro dentro de igreja, em Ibirapuitã
MEIO AMBIENTE
1.1K

Polícia Ambiental resgata veado-mateiro dentro de igreja, em Ibirapuitã

Animal havia se refugiado em uma das salas do local

Por Belchyor Teston
13/07/2024 06:30
Compartilhar
        


Policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) resgataram um veado-mateiro (Mazama Americana) de dentro de uma Igreja, em Ibirapuitã. O caso aconteceu nessa sexta-feira (12), na área urbana da cidade.

Conforme a corporação, o animal havia se refugiado em uma das salas do empreendimento e apresentava lesões. Os policiais informaram que o veado estava assustado e havia batido em móveis e paredes.

Os militares conseguiram resgatar o animal e o encaminharam ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo.

Sobre o veado-mateiro

Conforme nota emitida pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o Veado-mateiro habita em florestas densas na área da Mata Atlântica e no Parque Estadual do Turvo. Ele é caracterizado por chifres sem ramificações e é considerado o maior cervo de chifre simples do Rio Grande do Sul. "Pesa mais de 40Kg e tem 70cm de altura. De pelagem avermelhada, com regiões brancas embaixo da cauda, na parte interna dos membros, na região frontal da boca e dentro das orelhas", afirma o texto.

A polícia ambiental destacou, ainda, que o veado-mateiro se alimenta de frutos, folhas, flores e fungos e as principais ameaças são caça, atropelamentos, doenças transmitidas pelo gado e perda de habitat.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas