Alunos da Escola São Paulo produzem filme em oficina de educação e linguagem audiovisual
CULTURA
1.1K

Alunos da Escola São Paulo produzem filme em oficina de educação e linguagem audiovisual

Curta-metragem será exibido no dia 13/11, na Praça Central

09/11/2023 12:31
Compartilhar
        


Entre os dias 31/10 e 01/11, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Paulo vivenciaram uma experiência única de produção cinematográfica.

Com o apoio do projeto CineSolarzinho, que promove cinema itinerante movido à energia solar e educação ambiental, os estudantes participaram de uma oficina de três horas, onde produziram seu próprio filme.

A Oficinema Solar, realizada em parceria com o CineSolarzinho, integrou arte, tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes por meio da linguagem audiovisual. Nessa oficina, as crianças utilizaram elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro para criar curtas-metragens que abordaram temas relacionados à sustentabilidade e energias renováveis.

Durante o processo, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender os princípios básicos da animação, além de utilizar um aplicativo próprio para gravação de filmes, com destaque para a técnica de stop motion. Marco Pereira, instrutor da oficina, desempenhou um papel fundamental, orientando e auxiliando os alunos em cada etapa do processo criativo.

O resultado final da oficina foi um filme produzido pelos próprios alunos, que será exibido no dia 13/11, a partir das 19h30, na Praça Central Silvio Ughini. Durante a ocasião, curtas-metragens infanto-juvenis serão apresentados à comunidade local, ao ar livre e, de forma gratuita, explorando temas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.

Esta ação, integra o CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil e combina entretenimento, educação ambiental e a criatividade dos jovens. A iniciativa não apenas oferece aos alunos a oportunidade de se tornarem cineastas em potencial, mas também os envolve em discussões sobre questões sustentáveis, incentivando-os a se tornarem agentes de mudança em sua comunidade.

As atividades também foram realizadas na sede da Superintendência Regional da Sicredi Altos da Serra RS/SC, parceira do projeto, em Tapejara.

Fonte: Prefeitura de Tapejara




Notícias Relacionadas