Aulas de música ajudam no desenvolvimento de alunos da Apae de Tapejara
MÚSICA
777

Aulas de música ajudam no desenvolvimento de alunos da Apae de Tapejara

Projeto desenvolvido há três anos surpreende pelo resultado

06/08/2023 09:50
Compartilhar
        


Quando se trata de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, a arte sempre aparece como uma ferramenta importante nesse processo. Na Apae de Tapejara, a aposta tem sido em aulas de música.

Duas vezes por semana, os alunos têm aulas de violão e podem se desafiar no canto. Cada um aprende do seu jeito e no seu tempo.

— É um projeto muito legal, de bastante aprendizado com os colegas. A gente sempre troca ideia. É algo bem importante para cada um que está aqui — comenta Jaíne Siqueira, de 23 anos e uma das alunas da instituição.

O músico Ity Teixeira é o responsável pelas aulas. Respeitando o tempo de cada aluno, ele leva conhecimento e desperta o interesse dos alunos pela arte.

— Na verdade a gente ensina, mas também aprende muito com eles. Cada um com sua dificuldade, mas todos com vontade de aprender — disse o professor.

Foco no desenvolvimento

O projeto é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura. Para as professoras da associação, as aulas têm ajudado no desenvolvimento dos alunos, promovendo a socialização, estimulando a criatividade e a comunicação.

— Nós atendemos um público com deficiência intelectual e várias outras deficiências, e eles precisam de estímulos. As atividades comuns não suficientes para trazer as habilidades que eles têm, por isso a música é tão importante. Através da música, eles conseguem se expressar melhor, mostrar de fato quem são e suas potencialidades — explica a diretora da Apae de Tapejara, Carla Rigon.

Atualmente, a Apae de Tapejara atende 235 alunos entre crianças, jovens e adultos, de quatro cidades — Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro.

Fonte: GZH Passo Fundo




Notícias Relacionadas