Mudanças na legislação também serão debatidas
Um dos temas mais falados durante a Expodireto Cotrijal 2022 é a questão da estiagem e os impactos da seca nas propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Entre os principais painéis está a Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado Federal.
Durante conversa com a reportagem da nossa emissora, o prefeito de Tapejara Evanir Wolff (BIG), falou sobre os desafios dos municípios diante desta estiagem. “Um dos anúncios do governador em exercício, delegado Ranolfo, que será disponibilizado um montante de R$ 276 milhões para construção de micro açudes, irrigação e poços artesianos”, destacou BIG.
O chefe do executivo de Tapejara, ainda ressaltou que a legislação precisa ser melhorada para que possa beneficiar também as propriedades pequenas. “Essas propriedades menores sofrem muito em distanciar os açudes com a fonte de água. E a legislação atual não permite isso”, complementou Evanir Wolff.
Já o deputado estadual, Ernani Polo (Progressistas/RS), comentou da importância de discussões sobre irrigação e as perdas que os produtores tiveram. “Antes mesmo da seca, protocolei um projeto de lei na Assembleia, fazendo uma alteração na legislação do Código Florestal estadual. Temos que criar alternativas para que o produtor possa armazenar água da chuva, mesmo em áreas de preservação permanentes”, explicou. Através desta mudança, o objetivo é ampliar a área irrigada no Estado.
A Rádio Tapejara está realizando a cobertura da 22ª edição da Expodireto Cotrijal com o investimento das seguintes empresas:
*Cotrijal;
*Água Viva Poços Artesianos;
*Compacta Negócios Imobiliários;
*Cresol
*Apoio do deputado estadual Paparico Bacchi
61.249.736 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.